The Rocky Horror Picture Show na 9.ª edição do MOTELx (com vídeo)
“The Rocky Horror Picture Show” (1975) de Jim Sharman, que em português ficou com o nome “Festival Rocky de Terror” é um ovni no mundo do cinema, especialmente no género musical e no de terror. A estranheza e o non-sense é tal que é delicioso ter o privilégio de assistir a este filme. Há quem diga ainda que esta película fez a carreira de Tim Curry, o multifacetado actor inglês e Susan Sarandon, que anos depois, com Geena Davis, poria toda a gente a suspirar no “Thelma & Louise” (1991).
A caminho de casa numa noite chuvosa, os noivos Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Sarandon) vão parar ao castelo do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), onde está a decorrer uma festa com o seu leque incrível de amigos. Mas esta não será uma festa banal. É a noite da revelação de Rocky (Peter Hinwood), a sua nova criação, um autêntico Adónis concebido para dar prazer.
Este louco “Festival Rocky de Terror”, uma produção americana e britânica foi lançado 14 de Agosto de 1975 no Reino Unido e só cerca de um mês depois, a 26 Setembro 1975, é que estreou nos Estados Unidos. Por cá só viria a estrear a 25 de Abril de 1978. Esta comédia musical de horror, dirigida por Jim Sharman a partir da peça de sua autoria e de Richard O'Brien, que também compôs as canções. Depressa se tornou um objecto de culto. De cada vez que é exibido por esse mundo fora, a plateia presente transforma-se nas suas personagens favoritas.
A 9.ª edição do MOTELx celebra este ano o 40.º aniversário do filme de culto que marcou uma geração e que ainda hoje se preza pela desconstrução arrojada do género de terror de série B e de ficção científica. Uma ópera rock desinibida e cheia de glamour, com uma banda sonora que hoje já é mítica. Com este que é considerado o primeiro e mais famoso midnight movie da história do cinema, esta sessão será sem dúvida inesquecível.
O filme será exibido este Sábado, 12 de Setembro, às 00h, na sala 3 do Cinema S. Jorge.
Luís Veríssimo