Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Tudo a postos para a X Marcha LGBTQIAP+ Braga

lgbt orgulho braga

No próximo domingo dia 10 de Julho irá ocorrer a 10ª Marcha LGBTQIAP+ organizado pelo Colectivo Braga Fora do Armário. Este ano o lema da marcha é “Não ficou tudo bem!” como crítica ao mote “vai ficar tudo bem”, acompanhado sempre do arco-íris durante as medidas de combate à pandemia COVID-19. 
 
O Colectivo Braga Fora do Armário declarou: “O arco-íris é usado desde a década de 70 para representar a comunidade LGBTQIAP+ e recentemente também foi adoptado como sinónimo e esperança de que 'o novo normal' pós-pandémico seria mais feliz e positivo para todas as pessoas. No entanto, no mundo inteiro assistimos o retrocesso e a explosão de pensamentos preconceituosos, a retirada de direitos, além da instabilidade económica e a inflação que atingem primeiro os grupos sociais marginalizados, como a comunidade LGBTQIAP+. A verdade é que 'não ficou tudo bem!” 
A concentração terá início no Parque da Ponte, sendo que o trajecto passa pela Avenida da Liberdade e sobe até ao chafariz da Praça República, local onde será lido o manifesto e onde se ecoarão as palavras de ordem. É importante frisar que o trajecto é acessível a todas as pessoas e também haverá a tradução para Língua Gestual Portuguesa (LGP). 
Após o término da Marcha, às 19h haverá um After Party Oficial da Marcha no Barhaus, na Rua Dom Gonçalo Pereira, 58. Conta com a participação de DJs e artistas da comunidade LGBTQIAP+ bracarense: DJ Pau, Lucas de Freitas, as drag queens Doll Maron, Mango Green e a cantora Calau. Também está prevista a performance do colectivo Xota Produções, com performances de drag kings.
No Sábado às 19h no Barhaus haverá uma Oficina de Cartazes e uma Roda de Debates promovida pelo Clube Rainbow e pela produtora Disque.PT, que tem como objectivo fazer um “esquenta” pré-marcha e dar início aos preparativos e reflexões relacionadas com a causa LGBTQIAP+ em Braga.
Durante a marcha também haverá uma iniciativa dos coletivos Somos Blergh e A Traça, com apoio dos colectivos Porto Inclusive e Braga Fora do Armário, com três objectivos: homenagear Rose, jovem queer de 15 anos de Vila Real que nos deixou no início deste ano vítima da opressão transfóbica da sociedade; manifestar o apoio às pessoas trans e não-binaries, maioritariamente jovens que se sintam mais isolados, para que saibam que tem pessoas ao seu lado; reivindicar os cuidados de saúde e direitos que continuam a não lhes ser prestado e que foram agravados pela pandemia. A iniciativa “Rosa por Rose” consiste em distribuir, na marcha do orgulho de Braga a todes es participantes, uma fita de tecido rosa. 
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FIM-DE-SEMANA "BRAGA FORA DO ARMÁRIO"
09/07 Sábado 19h | Barhaus (Rua Dom Gonçalo Pereira, 58): Roda de Debates e Oficina de Cartazes pré-marcha com Clube Rainbow e produtora Disque.PT
09/07 Sábado 23h59 | Lustre (Praça Conde de Agrolongo, 115): Festa Glitter Bam Pride Edition
10/07 Domingo 15h | Parque da Ponte: 10ª Marcha LGBTQIAP+ Braga 2022
10/07 Domingo 19h | Barhaus (Rua Dom Gonçalo Pereira, 58): After Party Oficial da Marcha (5 euros consumíveis)
 
Sara Gonçalves