UNA: Espetáculo de Dança & Storytelling no Porto sobre o VIH
UNA é uma pesquisa sobre o VIH, baseada em questões biográficas, biomédicas e sociopolíticas. Espectáculo multimédia, que cruza dança, performance e storytelling, e que investiga as transformações no corpo e na identidade causadas pelo VIH.
Um solo multivocal: onde a história individual da artista se expande através de entrevistas com outros corpos positHIVos realizadas em diferentes países por onde passou (Brasil, Estados Unidos, Itália, Espanha). A partir de uma visão actual sobre o VIH, UNA coloca em perspectiva questões como opressão, autocuidado e cuidado colectivo.
O projecto é liderado por Teresa Fabião, bailarina, educadora, pesquisadora e artivista. Mestre em Dança, Doutora em Artes Cénicas. Especialista em Terapia de Artes Expressivas pelo Tamalpa Institute/ Califórnia. Co-fundadora do VIRAL, colectivo que aborda a arte como espaço de empoderamento e transformação do imaginário coletivo em torno do HIV/Sida. A performance ‘UNA’, sobre a sua jornada de treze anos vivendo com HIV, foi apoiada pela Gulbenkian, Fundação GDA, CAMPUS e coproduzida pelo TMG. É fundadora do IMUNE, um projecto comunitário sobre o vírus como motor de transformação social, apoiado pelo Programa PARTIS & Art for Change, da Gulbenkian e da Fundação la Caixa. Teresa é a primeira mulher em Portugal a abordar o VIH no seu discurso artístico. Recebeu diversas bolsas e trabalhou/lecionou em Portugal, Brasil, Espanha, Bélgica, Itália, Colombia, Benin, Cuba, Cabo Verde e Estados Unidos
Para assistir no Teatro Helena Sá da Costa, ESMAE, Porto, no dia 8 de Junho às 21 horas.