Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Uncle Howard” estreia no Lisbon & Estoril Film Festival (com trailer)

uncle howard leff.jpg.png

Arrancou esta sexta-feira, 4 de Novembro, a 10ª edição do LEFFest. O Festival vai percorrer os concelhos de Lisboa e Cascais até ao dia 13. No dia 8, terça-feira, será apresentado o documentário “Uncle Howard” (2016) de Aaron Brookner, que marcou presença este ano nos Festivais de Cinema de Sundance e de Berlim.

 “Uncle Howard” relata a história do cineasta Howard Brookner e a viagem pessoal do seu sobrinho Aaron, o realizador numa narrativa onde o passado e o presente se entrelaçam. Howard morreu em consequência da sida em 1989, aos 34 anos, enquanto preparava o seu filme de estreia em Hollywood. 25 anos após a sua morte, em 2014, ao tentar redescobrir o trabalho do tio, Aaron depara-se com uma grandiosa descoberta: o grosso do trabalho Howard ficou sepultado num bunker no apartamento de William S. Burroughs até à sua morte, em 1997.

leffest uncle howard.jpg.pngHoward era homossexual, artista falido, estrela de Hollywood em ascensão, boémio e realizador de documentários de culto. Para Aaron era um tio amoroso e inspirador, que morreu quando o sobrinho tinha apenas sete ano e quando Howard estava à beira de uma promissora carreira no cinema. Através de conversas com a família e amigos próximos – incluindo Jim Jarmusch, Tom DiCillo, Sara Driver, Hisami Kuroiwa, Brad Gooch, James Grauerholz e Robert Wilson – e sob uma visão pessoal, Aaron desenterra as memórias e o legado cinematográfico e artístico de Howard. Numa tentativa de exorcizar as memórias que Aaron tem e celebrar a obra do tio, cuja vida foi prematuramente interrompida.

 

Terça-feira, 8 de Novembro, às 22h, na sala 4 do Cinema Medeia Monumental.

A sessão do filme será apresentada pelo realizador Aaron Brookner e contará com as presenças de Sara Driver e Jim Jarmusch.

Luís Veríssimo