"unSin", um filme português sobre a terapia de conversão (com trailer)
Protagonizado por Paula Lobo Antunes, Marcus André e Gonçalo Oliveira a mais recente curta portuguesa aborda um tema perigoso e controverso. A "terapia de conversão", "cura gay", ou "deshomossexualização", como é por vezes conhecida, tem efeitos nefastos na saúde daqueles que são submetidos a esta prática ilegal e não reconhecida cientificamente.
Na sinopse podemos ler: "Após vários anos a viver nos Estados Unidos, Helen Walker (Paula Lobo Antunes), uma mulher profundamente perturbada e devota, regressa a Portugal com uma única missão: converter a homossexualide do irmão, Edward Walker (Marcus André).
Decidida a “curá-lo”, Helen tranca-o numa caixa de vidro. Os anos passam… Edward, dividido entre a angústia e a resignação, não consegue destinguir a realidade do imaginário.
Porém, num deslize de irmã, Edward, tem a oportunidade que há muito ansiava: fugir.
O jogo vira! Do que será capaz um “pássaro” ao escapar da gaiola?"
Um private viewing do filme poderá ser visto a 28 de Outubro durante o Chaminé Film Weekend que decorre em Lagoa, no Algarve. A estreia pública será em Berlim, no festival Berlinale em Fevereiro 2023.
Neste projecto da 𝗕𝗲𝗿/𝗟𝗶𝗻𝗲𝗿 𝗣𝗿𝗼𝗱, a realização ficou a cargo de Frank Kallenberg, Marcus Andre (co-director) e Anna Korzh (co-directora). O argumento é de Marcus André.
Na anterior legislatura foram efectuadas várias propostas de ilegalização destas práticas em Portugal, que, no entanto, devido às eleições antecipadas acabaram por ver a sua votação e aprovação adiadas.