Vais viajar para os Estados Unidos da América? Atenção!
Se pretendes viajar para os EUA, tem atenção a algumas questões que têm afetado a comunidade LGBTQ+.
Desde Janeiro de 2025, têm ocorrido várias mudanças que impactam negativamente os direitos desta comunidade. Por exemplo, os documentos oficiais dos EUA passaram a reconhecer apenas dois géneros – masculino e feminino –, tendo sido suspensa a opção de género X.
Em Fevereiro de 2025, foi proibida a entrada de atletas trans em eventos desportivos nos EUA. Além disso, foram impostas restrições à emissão de vistos permanentes para pessoas que forneçam informações consideradas "falsas" sobre o sexo atribuído à nascença.
A partir de março de 2025, todas as autoridades de imigração passaram a exigir que os formulários de entrada no país sejam preenchidos de acordo com o género atribuído à nascença. Assim, se os seus documentos reconhecem uma identidade diferente, poderá ser obrigado a utilizar o género registado no nascimento para efeitos de entrada nos EUA.
Vários países da União Europeia, incluindo Portugal, já emitiram alertas sobre viagens aos EUA devido a estas restrições.
Dado o atual clima político e a situação da comunidade LGBTQ+ no país, é importante avaliar cuidadosamente se a viagem é mesmo necessária. Para obteres informações mais detalhadas e perceberes quais as melhores opções para o seu caso, recomenda-se contactar o consulado/embaixada dos EUA antes de viajar.