Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Variações acaba com Porto Pride, lança Proudly Porto e desvincula-se do anterior Presidente Diogo Vieira da Silva

Proudly Porto Variações.png

Em comunicado dirigido esta quarta-feira às gentes do Porto, a associação Variações dá a conhecer que termina com o evento Porto Pride e vai lançar um novo evento em 2025: o Proudly Porto. No entanto, a festa Porto Pride continua agendada e a ser promovida para acontecer em Setembro sendo organizada  pelo anterior presidente da associação.

Por essa razão, a Variações faz saber: "informamos que o ex-dirigente da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, Diogo Vieira da Silva, não faz parte dos Órgãos Sociais desta associação e, por isso, não a representa. Deste modo, a Variações desvincula-se totalmente da figura do citado e de quaisquer iniciativas, eventos ou ações empreendidas pelo mesmo, sendo inexistente qualquer ligação entre as partes.". A associação de comércio LGBTI+ pondera accionar os meios legais caso o evento se realize: "reservamos o direito de acionar os meios legais de natureza cível e criminal junto do tribunal competente, no caso de ser organizado o Porto Pride 2024 à revelia e contra a vontade desta associação".
O que é certo é a festa Porto Pride continua a ser anunciada para acontecer entre 13 e 15 de Setembro, embora ainda sem local definido e sem programa anunciado quando falta um mês para o evento. Há poucos dias foram efectuados pedidos para pessoas voluntárias participarem no evento e foi efectuada uma auscultação para actuações de artistas queer. Na página da festa Porto Pride verifica-se ainda o apoio da Câmara Municipal do Porto e de algumas entidades internacionais como o Interpride ou a EPOA.

porto pride.png

parceiros PP.png

imagens: site Porto Pride
 
 
Relembra aqui a controvérsia que envolve o uso da marca Porto Pride, actualmente detida por Diogo Vieira da Silva, mas cujo criador da marca, criada em 2007, João Paulo a denunciar a situação falando em "apropriação hostil".
 
 
A associação Variações, cujo presidente actual é o proprietário do Finalmente Club, faz ainda saber o que tem na agenda de eventos para este ano e no próximo: 
  • 01 a 03 de Novembro 2024 -  Assembleia-Geral Anual da EPOA no Porto
  • 14 a 22 Junho 2025 - EuroPride 2025 Lisboa
  • data a definir 2025 - Proudly Porto 
 
No mesmo comunicado pode ler-se: "Sem temor e com coragem, não cedemos a chantagens. Somos uma associação empresarial sem fins lucrativos com a valência de câmara de comércio e turismo líder de Norte a Sul de Portugal cuja missão é unir fronteiras e manter culturas. Neste ano de 2024 faremos uma pausa na Pride que vínhamos organizando no Porto para, em 2025, abraçar, com verdade, as cores do Arco-Íris. Vem aí um orgulho ainda maior - o “Proudly Porto."

1 comentário

Comentar