Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Variações recebe direcção da EPOA e prepara Europride Lisboa 2025

y4mFWQrH-uQjZjnzOc7aOY7GVBSF4Gq3Cqr_VFBgd6iFnqtLUEKA8eOF3-a5xzAy8ge_HL3JEcSGiqLyswRDk3ci0UInwA5uSX99SbU6qRFqlvB3CDORuxxe6qW7HS7lY-A7JX0xEvBtKPXar4wqLHx1O6xfs_50Xf2-A3X3bvHQSyyx5bzK5yhT0J-pp3xk49skyVQnLHN5B14iZDJeC7nlQ.jpg

Por ocasião da EuroPride 2025 Lisboa, a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal acolheu a direção da EPOA – European Pride Organisers Association em Lisboa para uma agenda de trabalho com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Engº Carlos Moedas, co-adjuvado pelo Vereador da Cultura, Economia e Inovação, Dr. Diogo Moura.

A reunião contou com a presença de um convidado muito especial, o Adjunto da Maiere de Paris para os Direitos Humanos, Integração e Luta Contra a Discriminação, Jean-Luc Romero, e da Encarregada de Missão Lea Boniface.
Na reunião, para além de abordado o actual panorama político, foram abordadas questões de calendário relacionadas com as eleições autárquicas a terem lugar no segundo semestre de 2025.
O presidente da edilidade destacou o facto de que: i) “Em Lisboa ganhei as eleições sem eles [extrema-direita]”; b) “Hasteámos a bandeira LGBTI e temos investido na comunidade”; c) “20% da população a viver em Lisboa é imigrante e é nossa responsabilidade garantir a sua qualidade de vida”.

y4mzPgyOD1WuFfGP4cWnivQBx-zhAye2pKK95fm1i5W7lhcHtJPGIbwOXOn6fjnN70bCHFwAtPm8BEMtOpARD80JNcIYwMNpC8IoZyINwSyyWbmJUvCIdpx7WoNtct-7c0qYqk7HgGHhHDB4xJ1wQM_vZ5i4rHiia_-Dy19-YGRXlBrsM-Hj-VDeBr0EVU_leKDVKBBqVJbttXgY0bRJeMFtw.jpg

 

Já Uwe Hörner, decano na direcção da EPOA, destacou, entre outros, os pontos: i) A EuroPride é sempre um acontecimento político; b) A EuroPride não é um festival para um grupo de pessoas, é um evento com foco nos Direitos Humanos, partindo da posição de um grupo minoritário e estendendo-a a toda a sociedade; c) Lisboa e Portugal têm o papel importante de dialogarem com outros países de língua portuguesa, especialmente países africanos, aos quais é preciso fazer chegar a mensagem e sensibilizar os líderes políticos para a mudança de mentalidades.
Antecipando a Reunião Geral Anual da EPOA, que se realiza de 01 a 03 de Novembro deste ano, na cidade do PortoSteve TaylorCommunications & Media da associação, convidou Carlos Moedas para o evento e desafiou-o a endereçar uma mensagem a toda a comunidade LGBTI da Europa para que fizessem da EuroPride 2025 Lisboa o seu ponto de encontro.
A comitiva da Variações, EPOA e Câmara Municipal de Paris dirigiu-se, finalizada a audiência na edilidade, para a sede da Junta de Freguesia da Misericórdia, por ocasião da recepção oferecida, pela autarca Dra. Carla Madeira, às entidades promotoras da EuroPride Lisboa 2025, onde já se encontravam a ILGA Portugal, a AMPLOS e a rede ex aequo.

Recorde-se que a associação Variações é agora liderada por José António Marquina, proprietário do Finalmente Club, depois da saída do activista Diogo Vieira da Silva.