Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vigílias na Guarda, Porto e Ponta Delgada por Orlando (com vídeo)

13442062_10209561508582898_1669044334_o (1).jpg

Esta quinta-feira à noite uma dúzia de pessoas reuniu-se frente à Sé Catedral da Guarda. O propósito foi homenagear as vítimas do massacre de Orlando ocorrido no passado Sábado e que tirou a vida a 49 pessoas.

13446079_10209561509622924_1275219422_o.jpg

Um minuto de silêncio pelas vítimas. Momento para a leitura de três textos. Concentrados  contra a homofobia, contra o terrorismo, pais e filhos e pais estiveram unidos e acenderam velas.

Clarisse Monteiro, presidente da associação Vamos Dignificar, que apoiou a iniciativa convocada por um grupo de jovens LGBT local, diz que a vigília correu muito bem e que estes são números muito bons para o interior do país. Clarisse reforça que é muito significativo que estes “pais estejam ao lado dos filhos” nestes assuntos, quando a “maioria continua a ter muito receio de aparecer nas fotos”.

A Vamos Dignificar foi criada em 2015 e tem como missão combater várias formas de preconceito incluindo a homofobia. No passado dia 17 de Maio organizou a tertúlia “Se Sou Diferente de Ti, Longe de Te Diminuir Aumento-Te” para debater a temática LGBT com comunidade local, incluindo um pároco da Diocese da Guarda.

 

 

Vigílias noutras cidades: Lisboa e Porto

Na mesma noite em que Lisboa reuniu cerca de 200 pessoas na Praça da Figueira, também no Porto, se prestou homenagem às vítimas em plena Avenida dos Aliados. Uma iniciativa nascida nas redes sociais mostrou que ainda há um longo caminho a percorrer numa cidade que viu Gisberta ser morta há dez anos.

André Ventura.jpg

Amanda Palmeira foi a responsável pela criação do evento no Facebook. Em declarações ao jornal Público, Amanda justificou aquele momento solene para “não esquecer as mortes em Orlando, nem as mortes e toda a violência que a comunidade LGBT conhece todos os dias”. Neste vídeo da autoria de Tomás Cazaux podes ver o que se passou esta quarta-feira:

Créditos do vídeo: Tomás Cazaux

 

Próxima vigília: Ponta Delgada

Quarta-feira, 22 de Junho, o ponto de encontro para mais uma homenagem é na cidade de Ponta Delgada. A vigília será realizada nas Portas da Cidade a partir das 19h55. Informações aqui.

 

Fotos Guarda: Vamos Dignificar

Foto Porto: André Ventura