"Visitar Amigos e Outros Contos" de Luísa Costa Gomes
O livro Visitar Amigos e Outros Contos, de Luísa Costa Gomes (Lisboa, 1954), reúne 13 contos marcados pela diversidade de temas, cujos desenlaces são de tal forma inesperados que, por vezes, chegam a ser cómicos.
Podemos encontrar este cunho inesperado, por exemplo, em O Bem de Todos, em que uma mulher descobre que o marido tem outra família, mas, em vez de o confrontar, preocupa-se em garantir o bem-estar de todos. Outro exemplo, que roça o cómico, é o conto Bagagem, no qual uma mulher arrasta literalmente o seu passado dentro de uma mala de viagem.
A diversidade de temas, intercalados em diversas épocas, confere à leitura um ritmo dinâmico e cativante. Podemos encontrar temas contemporâneos, como, por exemplo, em Catilinária, onde existe uma crítica à relação entre pessoas e animais nos dias de hoje, ou questões mais datadas, como as dos tempos das criadas de servir.
Há também uma perspectiva de género nas suas histórias, visível, por exemplo, em O Lenço de Seda Italiana, um convite à reflexão sobre as mudanças nos hábitos entre gerações de mulheres:
"Todo o enxoval que ela teve em arcas enquanto viveu. Tudo vê a luz do dia, gasta-se, leva nódoas, esgarça e racha, para maior glória dela, que guardou sem usar. Guardou para mim, que muito estrago e muito aprecio a reserva dela."
Ou no conto A Ditadura do Proletariado, que expressa o desconforto de uma mulher ao perceber que está nas mãos dos homens quando necessita de trabalhos técnicos:
"A ligação ao empreiteiro torna-se (...) mais emotiva e maior a dependência. Com essa primeira machadada da realidade, eu estou vulnerável à sua orientação. A relação passou a ser fundamental, a relação de confiança de quem não sabe nada e se põe nas mãos de quem se julga que sabe tudo."
O conto que dá nome ao livro, Visitar Amigos, segundo a autora, foi o mais difícil de escrever. Feito e refeito ao longo de dois anos, exprime, entre outras coisas, uma crítica à indústria turística do Holocausto.
O livro, construído sobre uma narrativa repleta de voltas e reviravoltas, desafia a flexibilidade mental de quem o lê. A riqueza dos contos permite várias interpretações, dependendo do contexto em que são lidos ou do percurso individual de cada leitor.
Considerado o melhor livro de 2024 pelo Expresso e pelo Público, Visitar Amigos e Outros Contos é uma leitura obrigatória.
Para além deste livro, vale a pena explorar outras obras de Luísa Costa Gomes, vencedora de vários prémios literários. O seu estilo incomum reflecte o pensamento de uma mulher que se afasta dos modelos convencionais, uma mulher insubmissa, crítica do entretenimento superficial e da autoridade, fora e dentro do mundo das palavras.
Daniela Alves Ferreira