Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Viva la Diva, Salvador Sobral, Fernando Daniel e Deolinda Kinzimba apurados para a Final do Festival da Canção (com vídeos)

Finalistas Festival Canção Portugal.jpg

O trio Viva la Diva, composto pelo casal Luís Peças e João Paulo Ferreira Peças e pela cantora Kika Cardoso, foram os mais votados pelo público em casa, que assistiu à primeira semi-final do Festival da Canção. Salvador Sobral foi o mais votado pelo júri presente em estúdio. No quadro dos apurados estão ainda Fernando Daniel e Deolinda Kinzimba vencedores das últimas edições do The Voice Portugal (RTP). 

A prestação dos dois contra-tenores e da cantora moçambicana Kika foi uma das mais aplaudidas em estúdio. Em casa, através do televoto, o público pensou da mesma forma. O trio de talentos que interpretou "Nova Glória", da autoria de Nuno Gonçalves (The Gift), explica que tem um sentimento de gratidão por este resultado. É como um "abraço" dado pelo público. Com uma voz de soul Kika confessa ao dezanove.pt: "Estava muito apreensiva, não nos conhecíamos. Quando nos conhecemos tivemos logo uma química a cantar, uma paixão pela música. As pessoas podem nunca se terem visto na vida, mas se tiverem o mesmo propósito por que não?". Kika foi também a vencedora do programa "X Factor" em 2014 e um dos seus últimos álbuns integra a banda sonora da novela "A Impostora" (TVI). 

Luís e João Paulo conhecem-se há nove anos. Há três anos João Paulo decidiu vir viver para Portugal. Integram ainda o projecto lírico "EnCanto". 

 

Salvador Sobral teve uma das prestações mais supreendentes da noite. Com "Amar Pelos Dois" foi o mais votado pelo júri presidido por Júlio Isidro. A canção e a interpretação de Salvador foge dos tradicionais "cânones". A compositora e irmã Luísa Sobral considera que este poderá ser um bonito exemplo de portugalidade em Kiev. Ambos dizem: "É algo diferente do que se tem levado à Eurovisão e é uma aposta interessante para levar a Kiev". Salvador resume: "É uma canção muito bonita".

Fernando Daniel, vencedor da última edição do "The Voice", começou o tema composto por Nuno Feist com o som de uma guitarra portuguesa para depois transformar a batida na parte final ao sabor do rock. Com os olhos postos em Kiev, o cantor não esconde que poderá haver uma parte do tema em inglês para garantir a final. O cantor de Estarreja diz que ainda há muita coisa para limar e que não espera, quer ir à capital ucraniana representar Portugal na Eurovisão.

Deolinda Kinzimba, a arrebatora voz vencedora do "The Voice" em 2015, interpretou "O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos" da autoria de Rita Redshoes. A participação no "The Voice" grangeou popularidade a Zinzimba numa carreira internacional que ainda agora começou e quer ter na Eurovisão o seu ponto alto.

Numa noite de Festival da Canção renovado foi possível ouvir pela primeira vez no palco do icónico festival uma música integralmente em inglês. Mesmo assim tal não foi suficiente para Lisa Garden, uma das mais aplaudidas da noite, passar à final. Pelo caminho ficaram ainda Rui Drumond, Golden Slumbers e Márcia.

A primeira semi-final do Festival RTP da Canção aconteceu este Domingo. Aos quatro apurados somar-se-ão mais quatro a conhecer no próximo Domingo, dia 26 de Fevereiro. A grande final está agendada para dia 5 de Março no Coliseu dos Recreios, com transmissão para todo o mundo via RTP.  A canção vencedora representa Portugal em Kiev, na Ucrânia, na primeira semi-final da Eurovisão a 9 de Maio, com olhos postos na final de dia 13 de Maio.  

 

Texto e fotos: Paulo Monteiro e Ricardo Duarte

 

Publicidade: