Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Nigéria: Youtube fecha canal de pastor que afirmava poder “curar a homossexualidade”

tb joshua nigeria gay.jpg

Após a indignação de muitos e uma queixa apresentada pela associação britânica "OpenSociety" contra o pastor nigeriano Temitope Balogun “TB” Joshua, o YouTube tomou a decisão de encerrar o canal do pastor evangélico que alegava poder "curar o demónio da homossexualidade". 

“TB” Joshua pediu que os fiéis não tivessem quaisquer actos de ódios ou retaliação contra estas redes sociais. Durante o sermão dominical, aquele que também se considera profeta, disse apenas “rezem por eles, temos de os considerar como amigos, temos de ser fortes".

É bom recordar que na Nigéria, fortemente conservadora e religiosa, dividida entre muçulmanos e cristãos, a homossexualidade masculina é punível com até 14 anos de prisão, e mesmo que essa sentença nunca tenha sido pronunciada a grande maioria da população considera como pecado relações entre o mesmo sexo. 

“TB” Joshua é seguido por milhões de seguidores em todo mundo,  sendo alguns deles políticos, figuras públicas etc. Segundo a revista Forbes trata-se de um dos pastores mais ricos do mundo.

Este assunto não é novo, muito menos distante geograficamente. Num passado não muito recente a TVI fez  uma investigação jornalística sobre reuniões secretas promovidas, entre outras pessoas, pela psicóloga Maria João Vilaça. Várias organizações, partidos e o activista Pedro Valente manifestaram-se pela proibição destas práticas e exigiram um enquadramento legal que puna este tipo conduta.

Mesmo assim, neste passado domingo dia 18, o pastor evangélico abriu um novo canal no YouTube. Por isso, a continuarem os conteúdos discriminatórios e falsos é provável que se proclame "paz à sua alma" também a este novo canal.

 

Rui Pereira

Foto: Reprodução Facebook