Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Zé Manel: "Ninguém é responsável pela sua felicidade além de si e ser feliz exige alguns sacrifícios"

ZM04.jpg

Zé Manel, uma voz (e cara!) bem conhecida do panorama musical português é, sem dúvida, uma das pessoas de relevância que nunca podemos esquecer de referir no que toca à voz activa de direitos LGBTQIA+. Os seus dois EP’s, expetativa (lançado a 30 de Outubro de 2020) e realidade (lançado a 27 de Agosto deste ano) chegam até nós, agora, como um só.

É impossível ficar indiferente à melodia, letra e videoclipe do tema existir, um dueto com o artista brasileiro Philipi. Neste tema, os artistas cantam sobre um amor livre. De preconceitos, estereótipos. Acolhedor, intenso - amor no seu estado mais puro.
Quem comprou os CD’s em pré-venda, recebeu também uma parte deste artista: todos foram autografados, contendo mensagens personalizadas e sementes de girassol - num convite ao renascer de cada um.
Conversámos com Zé Manel sobre este trabalho, sem esquecer a pessoa e a vida por trás da vertente musical.

 

dezanove: Como surgiu o conceito do videoclipe existir?
Zé Manel: Surge da universalidade com que deve ser vivido e aceite o amor. Algo que deve estar ao alcance de todos de forma transversal e unificadora e nunca servir como pretexto de segregação ou anulação dos que não o vivem de igual forma.

 

É perceptível, ao ouvir o Realidade, que falas de amor em todas as suas faces: mesmo daquela que dói e que nos marca por isso mesmo. Será que podes desvendar um pouco do processo criativo deste trabalho?
Acho que é um processo mais simples e menos encantador do que vos podia dizer. Apaixono-me, dá merda, dói, cresci e escrevo sobre esse processo.

 

No videoclipe Existir somos brindados com várias pessoas a amarem-se, num convite à união e à inclusão. Mas também à representatividade. Tendo em conta o contexto social e político que vivemos, crês que a sociedade está cada vez mais receptiva a todas as formas de amor e à liberdade de expressão?
Honestamente, não sei. Acho que há muita polarização de tudo e muito pouca abertura a um diálogo onde aceitemos que há e deve haver lados distintos do nosso, que merecem igual respeito e atenção. Acredito num equilíbrio impossível de conquistar quando enfatizamos as diferenças e vivemos num constante nós/eles.

Apaixono-me, dá merda, dói, cresci e escrevo sobre esse processo.

 

ZM01.jpg

O que podemos esperar dos concertos de apresentação do álbum, para além de um espaço seguro para sermos quem somos, seguindo (e muito bem) o teu exemplo?
Podem esperar humanidade. Lágrimas, falhas, gargalhadas, alguma timidez bem disfarçada e acima de tudo honestidade naquilo que vos é entregue, com tudo o que de menos bonito isso implica.

 

Que mensagem gostarias de deixar aos leitores do dezanove.pt que ainda têm receio de amar e de viver, em toda a sua plenitude?
Que se lembrem que a vida são dois dias, que ninguém é responsável pela sua felicidade além de si e que ser feliz exige alguns sacrifícios, muita coragem e uma grande dose de “que se foda”.

 

Podes seguir o Zé Manel nas redes sociais e espreitar abaixo o videoclipe mágico do tema existir, em colaboração com Philipi.

Instagram

Facebook

 

Fica ainda a par da agenda do Zé Manel para os próximos dias: 

04.12.2021 - FNAC Alfragide - 17:00
05.12.2021 - FNAC Vasco da Gama - 17:00
10.12.2021 - FNAC Almada - 17:00
11.12.2021 - FNAC CascaisShopping - 17:00
17.12.2021 - FNAC Faro - 18:30
17.12.2021 - FNAC AlgarveShopping (Guia) - 21:30

 

Entrevista de Maria Raposo