Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

A estação pública de televisão censura beijos entre homens?

sisley dias os nossos dias rtp1.jpg

Ainda há beijos com direito a censura nos dias que correm? Para quem decidiu editar e emitir o episódio desta sexta-feira, 26 de Dezembro, da série "Os Nossos Dias" a resposta parece ser sim. O que podia ser um presente de Natal para a evolução das mentalidades dos portugueses não passou de uma mera intenção.

A série emitida na RTP1 "Os Nossos Dias", tem no seu guião uma história gay interpretada pelos actores Sisley Dias e Duarte Gomes, que dão vida aos personagens Xavier e David. 

No episódio 263, David, ainda à descoberta de si próprio, pergunta a Xavier, o "bem resolvido", como foi o seu processo de coming out durante um jantar oferecido por David a Xavier.

Ambos encontram-se na casa de David a preparar uma tosta gourmet para jantar quando, depois de se ver uma aproximação entre ambos, a cena é cortada de forma abrupta. Na cena seguinte só é possível ver os dois personagens a afastarem-se e a falarem sobre o que se passou e de um alegado beijo que os espectadores em casa não tiveram direito a ver.

Os Nossos Dias.jpg

Numa mensagem dirigida ao dezanove, alguns fãs da série consideram este tipo de censura "um ataque ao que é a liberdade de expressão e à luta que se trava diariamente contra a discriminação sexual".

Na sinopse do episódio é possível ler que o beijo estava previsto: "David e Xavier prosseguem a noite juntos de forma animada. Estão cada vez mais próximos e mais cúmplices. De tal forma que David beija Xavier e tenta fazê-lo duas vezes mas Xavier recusa. David fica confuso mas Xavier explica-lhe que ele tem namorada e que não quer que ele se arrependa no dia seguinte só porque beberam uns copos a mais. Xavier vai embora e David sente-se desamparado por não perceber a reacção dele."

O episódio completo (sem beijo) pode ser visto aqui (cenas entre Xavier e David na Parte 1 aos 16'49'' e 18'46''; na Parte 2 aos 22'00'' e 23'30'').

Recorde-se que Duarte Gomes é um dos actores que fez par com Pedro Carvalho na novela da TVI "O Beijo do Escorpião" (TVI). 

7 comentários

Comentar