Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A tua agenda para o 17 de Maio, o dia de luta contra a homofobia, bifobia e transfobia

A 17 de Maio assinala-se o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia. Conhecido internacionalmente como IDAHO, ainda não é reconhecido oficialmente em Portugal, sendo principalmente as associações e colectivos de defesa dos direitos das pessoas LGBT a alavancar a necessidade de dar visibilidade à importância deste dia. O número de iniciativas que se realizam em Portugal tem vindo a aumentar. Fica a par das principais acções deste Sábado:

 

Angra do Heroísmo:

Pela primeira vez a associação Pride Azores assinala este dia internacional com uma iniciativa na capital da Ilha Terceira. A acção prevista consiste em realizar um "cordão humano" na praça junto à Câmara Municipal a que se seguirá uma tertúlia. A associação açoriana não quer deixar passar em branco a data em nome de todos os seres humanos que sofrem devido à sua orientação sexual ou identidade de género. Onde e quando: 17 de Maio no centro da cidade.

 

Chaves:

Dando continuidade ao ciclo de tertúlias que iniciou este ano, o Núcleo de Chaves da Amnistia Internacional leva a cabo na próxima sexta-feira, 16 de Maio, às 22 horas, mais uma acção de debate e esclarecimento, especialmente dirigida à juventude flaviense, para assinar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. Evento no Facebook.

 

Coimbra:

Sob o lema da homoparentalidade Coimbra volta a marchar pela quinta vez no Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia. Concentração às 17h nos jardins do Mosteiro de Santa Clara a Velha (junto à Ponte de Santa Clara, na margem esquerda). Início da Marcha: 17h30.

Tanto quanto se sabe será a primeira vez na história das Marchas LGBT em Portugal que haverá representação de pessoas assexuais devidamente identificadas. A organização da marcha fica a cargo da PATH, uma plataforma apartidária constituída por um conjunto de coletivos presentes na cidade de Coimbra: a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima,o Café Feminista, a não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, as Panteras Rosa, a Saúde em Português e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

 

Antes da marcha, às 15 horas, oportunidade para visitar aExposição de Fotografia de Pedro Medeiros, no CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Rua Castro Matoso, 18). E  no fim da marcha tempo para a festa mais colorida da cidade, a Festa Fora do Armário no PopFresh.

 

Lisboa:

A associação de jovens rede ex aequo organiza o Ciclo de Cinema LGBT nos dias 16, 17 e 18 de Maio na sede do Conselho Nacional da Juventude, situada na Baixa de Lisboa. Este evento é uma oportunidade para visualizar filmes de temática LGBT entre jovens e debater questões num espaço seguro, inclusivo e num ambiente de convívio. A entrada é livre.

Programa completo aqui.

 

A rede ex aequo volta a apostar ainda na iniciativa Free Hugs: Abraços Grátis Contra a Discriminação. Para além de um abraço, a associação vai oferecer e um saco com material informativo a quem passa, e explicar como é importante comemorar este dia. Onde? Largo do Chiado. A partir de que horas? Das 15h30 às 17h30. São 120 minutos de abraços. Grátis. E algumas figuras públicas vão estar presentes a distribuir abraços: ângelo Rodrigues, Mariana Botelho Moniz e Pedro Barroso são apenas alguns dos nomes que vão apoiar a luta contra o preconceito que afecta os jovens LGBT.

 

 

Conferência "O Mundo não é Arco-Íris: Geografias da Discriminação". Onde e quando? Palácio Foz (Praça dos Restauradores) às 20 horas. Porque o mundo (ainda) não é arco-íris, fica o convite para a construção de um Portugal e de uma Europa de todas as cores. Uma conferência onde se vão discutir as geografias da discriminação das pessoas LGBT. Oradores da conferência: Miguel Vale de Almeida (Antropólogo; Activista LGBT), Ana Monteiro (Amnistia Portugal) e Marta Ramos (ILGA Portugal). Organização: Conselho Nacional da Juventude.

 

A associação ILGA Portugal em conjunto com a Junta de Freguesia da Misericórdia vai promover uma série de actividades no Jardim do Príncipe Real: 11h-20h Mercado arco-íris: produtos gourmet, artesanato urbano, bric-à-brac, associações LGBT; 15h Caminhada GIR@S; 16h Encontro GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade; 16h30 Piquenique Famílias Arco-Íris; 19h Actuação CoLeGas - Coro lésbico, gay e simpatizante (na Embaixada). DJ sets D.M.A. entre as 16h30 e 18h e Almada Guerra até às 20h.

 

Vigília de Oração pelas vítimas de homofobia às 18h, promovida pela associação Rumos Novos – Homossexuais Católicos. Local: Monjas Dominicanas, na Azinhaga Frade (Lumiar).

 

 

Tertúlia “Lisboa Arco-íris”, promovida pelo Chapitô – Rua da Costa do Castelo, Nº 7, no dia 28 de Maio, pelas 21h30. Com a presença do vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Carlos Afonso.

 

 

Montijo:

A peça Gisberta vai ser exibida pelas 21h30 no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida, no Montijo. Rita Ribeiro sobe ao palco para actuar no espetáculo "GISBERTA", pelo qual está indicada aos "Globo de Ouro" como Melhor Actriz de Teatro de 2013. Após a apresentação haverá um debate com a participação de Rita Ribeiro, Eduardo Gaspar e da professora Fernanda Fernandes.

 

 

Odivelas - Póvoa de Santo Adrião

Seminário «Luta contra a homofobia e a transfobia na escola» organizado pela CIG.  O seminário terá lugar na Escola Secundária Pedro Alexandrino na Povoa de Santo Adrião dia 16 de Maio pelas 09h30.

 

 

Porto:

A Marcha pela Igualdade, o Projecto Tudo Vai Melhorar e a Associação CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos promovem a apresentação e debate do estudo "(In)visibilidade do Bullying Homofóbico no Contexto Escolar Português".
O artigo resulta de um trabalho conjunto de Paulo Costa (Investigador na área do Bullying pela UM e Coordenador do Grupo Anti-Bullying), José Pinto (Psicólogo na CASA), Henrique Pereira (Investigador na área das Sexualidades pelo ISPA), Beatriz Pereira (Investigadora na área do Bullying pela UM) e Manuel Damas (Médico, Sexólogo e Presidente da CASA). Onde e quando: Sede da CASA às 21h30.
 

Vigília de Oração pelas vítimas de homofobia às 17h, promovida pela associação Rumos Novos - Homossexuais Católicos. Local: Rua Azevedo Coutinho, 103 (Paróquia de Nossa Senhora da Boavista).

 

  

(Notícia em actualização... Envia as tuas sugestões de eventos para dezanovept@gmail.com)