Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Alerta internacional: Azerbaijão está a perseguir pessoas LGBTI

LGBT.jpg

Relatos de violência física, exames médicos forçados e detenção de pessoas LGBTI. É esta a realidade que se está a passar no Azerbaijão nas últimas duas semanas.

Depois da Tchetchénia, este é o segundo território da região do Cáucaso a perseguir pessoas em função da sua orientação sexual ou identidade de género. A denúncia é de um grupo de ONG da área de direitos humanos, como a ILGA-Europe, Stonewall, International Partnership for Human Rights, The Equality Network, European AIDS Treatment Group, African Rainbow Family, All Out e Apoyo Positivo. Segundo os relatos, além da violência física e das detenções, as pessoas LGBTI estão a ser obrigadas a revelar os contactos de outras pessoas que têm no telemóvel. Há também casos de pessoas que foram electrocutadas.

As autoridades azeris já confirmaram as detenções e argumentam que na origem das acções repressivas estarão “preocupações com a saúde pública”. O Ministério da Administração Interna deste país de maioria muçulmana anunciou, entretanto, que todas as pessoas detidas tinham já sido libertadas.

As ONG consideram que as entidades internacionais não conseguiram, até agora, chegar à fala com as vítimas. Além disso, consideram que a comunidade internacional ainda não pressionou e condenou o comportamento das autoridades daquele país.

 

 

Publicidade: