Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Amor sem fronteiras: a história de um casal de refugiados sírios

 foto.jpg

Esta é a história de amor entre Omar e Nader, dois refugiados sírios que viviam em Istambul. Conheceram-se num dos bares gay mais conhecidos da principal cidade turca. Começaram a viver juntos e decidiram candidatar-se para obter asilo político na Noruega, através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

 

Nader recebeu uma resposta positiva, mas Omar, sem qualquer resposta, teria de aguardar em Istambul. Nada lhes restava senão aguardar e fazer com que a relação funcionasse à distância, apesar de não saberem se algum dia conseguiriam reunir-se novamente.

Antes da partida, ainda puderam festejar o aniversário de Omar em Istambul. Nader surpreendeu-o, oferecendo-lhe uma aliança de noivado. Como a união de facto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legal na sua terra natal, apesar de estarem noivos, este facto não interferiu em nada aquando da sua candidatura. Se fossem um casal heterossexual, a situação seria diferente e seriam poupados à pressão psicológica e ao afastamento.

Nader instalou-se em Bergen, na Noruega, mantendo a relação à distância, com a incerteza de um reencontro próximo. Passados seis meses a boa-nova chegou. Omar conseguiu asilo político na Noruega. Sem qualquer hesitação, Nader foi esperar o amor da sua vida ao aeroporto. O momento chegou e este casal está finalmente junto em Bergen, onde vão poder construir a sua vida em conjunto. A história foi contada pelo site Buzzfeed, onde encontras a fotoreportagem sobre esta história.

 

Foto em destaque: Buzzfeed

 

Sofia Seno

 

 

1 comentário

Comentar