Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Bragança vai ter uma Marcha do Orgulho LGBTI

Castelo de Bragança.jpg

Bragança, exactamente, em Trás-os-Montes e Alto Douro, vai acolher a primeira Marcha do Orgulho LGBTI no próximo mês de Maio.

O dezanove.pt sabe que o Movimento LGBTIQ Bragança, composto por cerca de uma dúzia de estudantes do Instituto Politécnico da cidade, vai avançar com a iniciativa inédita de organizar uma marcha reivindicativa pelos direitos das pessoas LGBT. A data agendada é 19 de Maio de 2018.

Ao dezanove.pt, Sara Canteiro, do movimento LGBTIQ Bragança e estudante de Animação e Produção Artística, explica que esta é uma altura de preparação e angariação de colaboradores e entidades para a organização da marcha convidando à adesão dos interessados.

Logotipo_lgbtiq.jpg

Criado há um ano, este grupo informal tenta apoiar estudantes das escolas secundárias e a população local, já que algumas pessoas vivem escondidas “não por escolha, mas por medo” declara Sara. A estudante de 24 anos alerta ainda para episódios de homofobia velada e a necessidade de combater o desconhecimento,a começar pela própria sigla LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) ou o que é o “género”.

A marcha deve ter o seu início na Praça Cavaleiro Ferreira (frente ao Teatro Municipal) e terminar junto ao castelo. Estas informações estão ainda sujeitas a reconfirmação por parte da organização.

A marcha de Bragança acontece depois de, em 2017, Vila Real de Trás-os-Montes ter realizado a primeira Marcha do Orgulho naquela zona do país.

 

Foto: José António Gil Martinez

1 comentário

Comentar