Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Casal consegue autorização para se casar em Portugal depois de ser ameaçado na Polónia (com vídeos)

Jakub e Dawid.jpg

Um casal polaco que recebeu ameaças de morte após divulgar um vídeo em que fazia o seu coming out obteve uma autorização especial para se poder casar na ilha da Madeira.

O apresentador de televisão e jornalista Jakub Kwieciński e o seu companheiro Dawid já tinham tentado obter a permissão antes, mas foi rejeitada depois de as autoridades polacas dificultaram o processo de obtenção da documentação.

Os “haters” online fizeram com que o seu sonho de casar se tornasse uma realidade. Depois de enfrentarem uma homofobia sem precedentes, a conservatória local reconsiderou os documentos, perante os ataques pelos quais o casal teve de passar. Foram-lhes enviadas ameaças de morte depois do seu vídeo de coming out se tornar viral na Polónia. Houve quem escrevesse que deviam “cortar a garganta”, outros queriam “enviá-los para uma câmara de gás”. Além disso, receberam mensagens privadas nas suas contas de Facebook de pessoas a dizer que “os vossos vizinhos vão perseguir-vos” e que “deviam ser queimados e empalados como as bruxas. Vão para o inferno”.
“Se não conseguimos casar no nosso país, queremos escolher um sítio que nos seja querido” explicou Dawid, ao site inglês Pink News. “Há países onde é mais fácil ter autorização para casar, mas nós escolhemos a Madeira porque nos apaixonamos por esta ilha há uns anos, e desde essa altura vamos lá todos os anos”. Jakub acrescentou que toda esta experiência foi “como ganhar uma guerra”.

 

 

Sofia Seno

 

Publicidade: