Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Casal português entra em vídeo pela legalização do casamento gay na Austrália

Hugo e Bruno Australia Oz All Out.jpg

Conhecemos Hugo e Bruno no nosso Especial Dia dos Namorados. Na altura declararam ao dezanove.pt: "Fomos surpreendidos com um sentimento geral de 'normalidade' em todos os momentos em que nos apresentámos como casal". Agora o casal português foi um dos vários escolhidos pela ONG internacional All Out para uma campanha em defesa da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Austrália.

A All Out inclui as fotos de vários casais legalmente casados em todo o mundo e criou um vídeo para sensibilizar os políticos australianos para esta matéria.

Mas 70% dos australianos são a favor de que todas as pessoas se possam  casar. Por isso a polémica estalou quando Tony Abbott, primeiro-ministro da Austrália, indicou aos membros do Partido Liberal para não votarem a favor do casamento igualitário. Em resposta o deputado Tim Watts fez um discurso entusiasmado que se tornou viral na internet. Resultado: pelo menos quatro políticos do próprio partido de Abbott prometeram desafiar o governo e votar pela aprovação.

Segundo a All Aout este "é o início de uma rebelião capaz de tornar o casamento possível para milhares de pessoas daqui a algumas semanas, e não daqui a anos. Precisamos de uma manifestação mundial gigantesca para mostrar a esses políticos que estamos de olho neles. Ou melhor, podemos inspirar mais dezenas de políticos a votar pela igualdade." A ONG solicita a assinatura desta petição https://go.allout.org/pt/a/oz-marriage-equality/ que pede aos políticos australianos desafiem o governo e votem sim ao amor.
A petição será entregue no Parlamento no mesmo momento em que se vai votar um projecto de lei pluripartidário sobre o casamento igualitário. E o vídeo, onde aparece o casal português, também será mostrado aos deputados australianos.
 
Vê o vídeo da campanha aqui:

 

Paulo Monteiro