Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Casamento de homossexuais reconhecido pela primeira vez em Itália

Esta quarta-feira foi reconhecido por um tribunal italiano o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo, num país onde não é permitida a união entre casais homossexuais.

O tribunal da cidade de Grosseto, na região de Toscana, ordenou a Câmara Municipal que considerasse como casados, os dois homens de 68 e 57 anos, que tinham casado em Nova Iorque em 2002. O juiz, Paolo Cesare Ottati, afirmou que não existia nenhuma “referência ao género” no registo de pessoas casadas noutros países e que, por isso, não havia razão para o casal em questão não ser incluído. O direito ao casamento “ganha uma nova e mais abrangente conotação, passando a incluir o casamento entre pessoas do mesmo género”, acrescentou o juiz.

Esta medida é já considerada pelos activistas LGBT como uma medida histórica para o país, que é dos poucos da Europa que não reconhece as uniões civis ou casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Este é um caso sem precendentes no nosso país”, disse Sergio Lo Giudice, senador do Partido Democrata. Aurelio Mancuso, activista e líder da associação Equality Italia, declarou que estes casais “conseguiram aquilo que sempre lhes foi negado pelas autoridades e tribunais municipais – ter o seu estatuto de casal reconhecido.”

 

André Faria