Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Clarisse Monteiro lança livro e cria associação pela dignidade

Clarisse Monteiro livro.jpg

Conhecemos a "Super Mãe" Clarisse Monteiro do início da AMPLOS, da Marcha do Orgulho LGBT no Porto em 2010 e do programa Querida Júlia. Clarisse está de volta agora com um livro e uma nova associação. Detentora de um talento e sensibilidade inatos para as causas sociais, Clarisse considera que está na hora de dar um contributo precioso para ajudar à mudança. Tempo, pois, para o dezanove.pt fazer uma entrevista a esta vencedora:

 
dezanove: O que a levou a escrever o livro "Testemunho Apaixonado de Uma Vencedora"?
Clarisse Monteiro: O que me impulsionou a escrever este livro foi ver por aí tanta gente sem rumo, que à mínima dificuldade sucumbe e desiste de lutar, com todo o prejuízo para o próprio, para os seus e sociedade em geral. Esta sociedade precisa de gente lutadora, sonhadora, que faça acontecer, e que saiba aproveitar as oportunidades que vão encontrando ao longo do seu percurso de vida.
Vejo-me como uma dessas pessoas. Tenho muito orgulho das minhas raízes: nasci numa aldeiazinha do interior, numa família muito humilde e com poucos recursos, mas não sendo por isso que o meu futuro a isso ficou condicionado. Apesar de tudo nos faltar, excepto uma boa formação humana e muito amor entre nós, conseguimos todos, incluindo os meus pais, dar a volta a todo o contexto onde estávamos inseridos sendo capazes de construir uma vida plena de sucesso e felicidade. Estudei, construí a minha própria família e, apesar de algumas adversidades que me foram surgindo fui vencendo todas as etapas, não sem sofrimento, não sem esforço e muito trabalho, mas...consegui.
Por olhar para mim como uma mulher vencedora, tanto a nível familiar como profissional senti vontade de partilhar o meu testemunho de vida que pode ajudar outras pessoas, que estão a passar por dificuldades, sentindo-se confusas e sem rumo, fazendo-lhes crer que nada é impossível de se conseguir se nisso nos empenharmos. Basta termos muita força de vontade e sabermo-nos rodear das pessoas certas para nos ajudarem. 

clarisse monteiro livro testemunho apaixonado de u

Quais são os temas LGBT que o livro aborda?

Este livro não aborda temas LGBT. Fala num dos capítulos, dos meus filhos, sendo um deles homossexual.
Falo do desconhecimento de ter esse filho, do impacto e choque que tivemos, enquanto pais, quando o nosso filho, quase a fazer 16 anos, nos confidenciou a sua orientação sexual, do nosso sofrimento momentâneo e do caminho que tivemos de percorrer para nos reencontrarmos e sermos felizes novamente. Um capítulo simplesmente delicioso, cheio de afectos. Recomendando vivamente a sua leitura. Foi o capítulo que mais gostei de escrever e que tenho certeza que todas as pessoas irão gostar muito de ler, para além do da minha infância.
Aproveito para informar que o meu segundo livro - que já comecei a escrever - é apenas sobre a população LGBT e suas famílias. Será também um grande livro pois é uma temática que me é muito querida e que vivo com muita paixão.

Quando será lançado o livro e como pode ser adquirido?
O livro será lançado no dia 29 de Março. É já no próximo Domingo, no Hotel Premium da Maia, pelas 15h30. Estamos a preparar grandes surpresas para esta cerimónia. Aproveito para convidar todas as pessoas que queiram aparecer.
Como é edição de autor, serei eu própria a vendê-lo. Quem o pretenda adquirir basta enviar um mail para: livrosclarisse@hotmail.com - com a sua morada completa que eu enviarei NIB para depositarem a importância a pagar e, após me enviarem o comprovativo de pagamento o livro será de imediato enviado. O livro custa 14,50 euros a que se somam despesas de envio, caso siga pelo correio. 
 

vamos dignificar.jpg

Sabemos que está a fundar uma associação que pretende lutar contra a discriminação de vários grupos, incluindo as pessoas LGBT. Como surgiu esta associação? O que nos pode dizer sobre a mesma?

Esta associação já está legalizada e vai ser apresentada também no próximo dia 29, no início da sessão de apresentação do meu livro. A "Vamos Dignificar - Associação Cívica" destina-se a apoiar e dar visibilidade a grupos mais vulneráveis da sociedade. A ideia da sua criação surgiu na minha cabeça, após ter deixado a instituição que fundei em 1998 e da qual fui Presidente de Direção até inícios de Abril de 2014. Estando mais disponível para outras lutas achei que devia continuar a fazer render os meus talentos: a minha sensibilidade perante causas sociais e o meu dinamismo.
Mais do que nunca, atingimos um limiar muito baixo de dignidade humana, sendo mais notório, sempre que isto acontece, nos grupos mais vulneráveis. A Dignidade é um valor supremo que devemos proteger e defender. Em pleno séc.XXI tenho dificuldade em perceber ainda mentalidades tão retrógradas, tanto egoísmo e tanta incapacidade para amar. Achei que tinha capacidade para dar um contributo precioso para ajudar a mudar tudo isto e decidi criar um movimento cívico, procurando pessoas e organizações com estatuto e poder de influência para me ajudarem a construir um mundo melhor.
Escolhemos quatro segmentos da população que desejávamos fortalecer e dar visibilidade. São eles: a população LGBT, a população idosa, a população a residir no interior do país profundo e a população com deficiência.
De momento apenas vos posso dizer isto mas adiantar que estamos cheios de ideias para fazermos um bom trabalho nestas quatro vertentes. A rede ex aequo integra o conselho consultivo da  "Vamos Dignificar". Contamos com todos. Obrigada pelo vosso interesse e visibilidade que possam dar a esta causa. Vamos dignificar, prometo.