Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Como será a abertura e o encerramento do Queer Lisboa (com vídeos)

“Hoje eu quero voltar sozinho” é o filme brasileiro de abertura do festival Queer Lisboa, que arranca esta sexta-feira às 21h no São Jorge, e que retrata a história de Leonardo, um adolescente cego a lidar com a sua mãe super-protectora.

O seu dia-a-dia, a sua relação com a melhor amiga Giovana e a forma como vê o mundo mudam com a chegada de Gabriel à sua cidade. Dirigido por Daniel Ribeiro, “Hoje eu quero voltar sozinho” transforma uma curta-metragem simpática numa longa-metragem que funciona magnificamente, resgatando a delicadeza e explorando com mais tempo e cuidado o quotidiano do protagonista. O resultado é um filme gentil que consegue ser tocante, sem nunca apelar ao melodrama.
Naquela que será o maior edição de sempre do Queer Lisboa, o encerramento do festival, a 27 de Setembro, caberá a “Flores raras”. Trata-se de uma crónica da trágica história de amor entre a poetisa norte-americana Elisabeth Bishop e a arquitecta brasileira Lola de Macedo Soares. Elisabeth Bishop aprendeu muito cedo o que é a arte de perder, depois de o pai falecer antes de completar um ano e de ver a mãe ser levada para um hospital psiquiátrico para nunca mais voltar a vê-la. quando tinha 5 anos. Porém, durante os anos em que viveu no Brasil, aprendeu que não existem só perdas. Elisabeth ganhou um novo lar, amigos, um prémio Pulitzer e um amor. Glória Pires é uma das atrizes principais. Este amor é retratado pelo director brasileiro Bruno Barreto neste filme que põe fim ao Queer Lisboa 2014.

 

Toda a informação sobre o Queer Lisboa aqui

 

Isabel Duarte