Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dark Horses deram um bigode nas notícias australianas (com vídeo)

A sétima edição da Bingham Cup decorre entre 28 e 31 de Agosto em Sidney. O evento está a receber a cobertura e a atenção dos média na Austrália.

Numa reportagem do canal de notícias NITV australiano, a Bingham Cup é apresentada como um evento que luta contra a homofobia no desporto. A prova é disputada por 30 equipas provenientes de 15 países. Trata-se da segunda maior competição de rugby do mundo, depois do campeonato do mundo de selecções. Uma diferença: nesta competição a orientação sexual dos jogadores não é uma barreira, apenas uma característica. Darren Brady, um dos jogadores australianos da equipa Brisbane Hustlers, explica que ali os jogadores falam de desporto inclusivo num ambiente inspirador e em que todos perseguem um objectivo comum.

Em Sidney, os portugueses Dark Horses defendem a bandeira das Quinas e não passaram despercebidos. Na reportagem é possível ver a equipa de rugby portuguesa Dark Horses em modo campinos ribatejanos exibindo um farfalhudo bigode. A expressão "dar um bigode" significa levar a melhor sobre algo e tem origem no golo do jogador Carlos Manuel, portador de um peculiar bigode, que permitiu o apuramento de Portugal frente à Alemanha para o Mundial do México em 1986. Recentemente a expressão foi recuperada e usada, por exemplo, como incentivo à Selecção Nacional de Futebol no último Mundial do Brasil. O vídeo dos portugueses Dark Horses (com bigodes) pode ser visto aqui: