Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

(Des)Igualdade: a luta pela igualdade através da fotografia  

 

Inês Monteiro Daniel Beiçudo Desigualdes Fotogra

“As lutas contra o preconceito fazem-se de diversas formas mas, no final, tudo ajuda na mudança. Até os gestos mais pequenos que possam, à primeira vista, parecer irrelevantes.”

Foi através deste pensamento que Inês Costa Monteiro e Daniela Beiçudo, duas jovens namoradas que formam um casal, criaram o projecto fotográfico (Des)Igualdade: duas namoradas, duas máquinas fotográficas.

 

Inicialmente, começaram por fotografar os mesmo objectos para testarem a visão desigual do mundo de cada uma. Assim, surge o primeiro ensaio. Depois de o publicarem no Facebook pessoal de cada uma, o feedback que tiveram foi tanto e tão bom que continuaram com o projecto. Pouco tempo depois, o segundo: (Des)Igualdade: turistas por um dia. Aqui delinearam um percurso com objectos que caracterizavam aquilo que um turista procura quando deambula por uma cidade nova.

Desigualdades Inês Monteiro Daniela Beiçudo Lisb

Desigualdades Inês Monteiro Daniela Beiçudo Lisb

O grande passo aconteceu quando realizaram o terceiro ensaio fotográfico: (Des)Igualdade: Retratos espelhados. Fotografaram-se uma à outra, à mesma distância focal em locais emblemáticos da cidade de Lisboa para, segundo as próprias, “mostrar que são iguais a todas as outras pessoas, que gostam de passear na rua e são iguais uma à outra dentro da relação que criaram”. A luta contra o preconceito começa, de forma vincada, nesta fase do projecto.

Na entrevista que deram ao P3, do Público, querem mostrar que são pessoas normais como todas as outras e que na sua relação não existe o estereótipo que existe, muitas vezes, associado aos casais LGBT, onde um dos membros, neste caso, se parece com um rapaz. “Ambas somos princesas”, declararam.

“Isto não é uma excepção porque existe vários casais tanto lésbicos como gays em que as duas pessoas têm uma aparência tão normal que nunca ninguém desconfiaria que teriam uma orientação sexual diferente. E assim é que tem que ser. Nós não temos que parecer nada. Há quem possa parecer, mas isso é uma opção de cada um, não tem que haver o estereótipo de..”, revelam ao dezanove.pt.

Ontem, realizaram outro ensaio fotográfico. Desta vez mais intimista. Na casa onde são felizes, com os seus gatos, mostraram de novo que afinal ser-se LGBT não é nada de outro mundo. (Des)Igualdade: uma casa, dois gatos, é o 4º ensaio fotográfico deste projecto que promete não ficar por aqui.

Desigualdades Inês Monteiro Daniela Beiçudo Lisb

Desigualdades Inês Monteiro Daniela Beiçudo Lisb

 

Crédito das fotos: Inês Monteiro e Daniela Beiçudo