Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

É seguro ter relações sexuais quando se tem/teve algum problema com feridas/fissura anal?

Fissuras Anal Fístula.jpg

Domingo é dia de #AskOurNurse no dezanove.pt. Eis a pergunta desta semana:

 

Questão:

Boa noite.

É seguro ter relações sexuais quando se tem/teve algum problema com feridas/fissura anal? (independentemente de se ter sido ou não operado)

O próprio acto sexual pode fazer com que surja novamente problemas, nomeadamente, sangramento?

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,

(leitor prefere não ser identificado)

 

Enfermeiro Carlos Gustavo Martins.jpg

Resposta:

Olá caro leitor,

 

A pergunta que me coloca remete-me para um artigo que escrevi anteriormente acerca deste mesmo assunto, veja este link: http://dezanove.pt/o-que-sao-fissuras-ou-fistulas-anais-707956 e tente esclarecer algumas das suas dúvidas.

Mas, coloco-lhe eu uma questão: teve ou tem uma fissura anal? Porque por muito subtil que possa parecer a diferença, implica uma resposta tão diferente como sim e não. 

Dividindo a sua questão em quatro: se tem fissuras anais (e quem diz fissuras diz qualquer outra patologia anal), qualquer que seja o trauma será sempre prejudicial. O trauma é o papel higiénico em vez da lavagem dessa zona, as relações sexuais, o fingering.... até mesmo um supositório mal colocado pode ser traumático. O conselho só pode ser um. Consulte o seu médico ou enfermeiro de família para um diagnóstico adequado e um tratamento eficaz.

É mesmo fissura? Ou é um condiloma que sangrou um bocadinho? Ou hemorroida? Não duvido de si e acredito que devemos conhecer o nosso corpo melhor que ninguém, mas uma opinião esclarecida vale por tudo. 

Se por outro lado teve uma fissura anal, partimos do princípio que está resolvido o problema. Nesse caso uma boa higiene local, hidratação e alguns cuidados com a alimentação são essenciais. Sim porque os picantes, o sal, algumas comidas que tornem as fezes mais duras ou mesmo... pasme-se: se o leitor, por exemplo, gostar de bananas elas vão ajudá-lo muito a manter os níveis de potássio no sangue, mas vão endurecer as suas fezes tornando o acto natural de evacuar mais difícil. 

Quando me refere independentemente de ter sido ou não operado... não é assim tão independente. Se me referir um abcesso perianal operado ou não operado, digo-lhe, caro leitor, que as diferenças são muito grandes. Se me falar duma fissura (que não tem indicação operatória), então falamos duma outra realidade. O importante? Conheça-se e conheça os seus limites. Somos todos diferentes e todos temos limites diferentes. O que para si pode ser demasiado pode para o outro ser algo banal. 

Por último, "O próprio acto sexual pode fazer com que surja novamente problemas, nomeadamente, sangramento?" A normalidade assume várias formas. Todas elas desde que fonte de prazer, consentidas e não patológicas são permitidas. O acto sexual, presumo que me fale em penetração. Permita-me fazer-lhe estas perguntas: o acto sexual é apenas penetração peniana? Inclui acessórios ou "brinquedos"? Que zonas do seu parceiro estão em contacto consigo? Limites: conheça os seus limites e veja quais as práticas sexuais que o podem magoar, as que deve evitar e aquelas que pode disfrutar sem medos. 

Conheça-se e vai reparar que o seu corpo lhe vai dar o melhor que tem para lhe oferecer.

 

Enfº Carlos Gustavo Martins

Licenciado em Enfermagem exerce funções no Serviço de Urgência de um Hospital Central. É enfermeiro de viatura médica de emergência e reanimação e do helicóptero de emergência de Lisboa. Colabora com o dezanove.pt desde Março de 2011.

 

 

 

Durante algumas semanas estamos disponíveis para receber as tuas questões e dúvidas. A tua identidade será, se assim preferires, salvaguardada. Sempre que existirem, as perguntas seleccionadas serão respondidas no espaço de crónica do nosso Enfermeiro aos Domingos aqui no dezanove.pt.

Envia a tua pergunta, dúvida ou tema para dezanovept@gmail.com

Queremos ajudar a esclarecer sobre questões de saúde. Ajuda-nos também a ajudar!