Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Equaldex, a base de dados dos Direitos LGBT no planeta

Equaldex é uma base de dados online e que está a pedir a colaboração de todos aqueles que queiram registar a situação dos Direitos LGBT em todos os países do mundo.

À semelhança da Wikipédia, os utilizadores podem registar-se para acrescentar informação ou simplesmente aceder ao site para consultar informação de temática LGBT.

À cabeça distinguem-se 10 áreas que habitualmente se tomam como referenciais para comparar direitos entre as pessoas LGBT e os heterossexuais: o facto da homossexualidade ser considerada legal ou ilegal; se é permitido casamento entre pessoas do mesmo sexo; se existe adopção; acesso às forças armadas; discriminação na lei entre LGBT e heterossexuais; acesso à habitação; emprego; idade de consentimento; doação de sangue; mudança de sexo e existência de terapias de conversão autorizadas. Clicando num destes temas é possível ver no mapa mundo qual é o ponto de situação em determinado país. Ao gráfico soma-se uma legenda que permite uma leitura mais facilitada.

A base de dados encontra-se ainda em construção. Por exemplo para Portugal apenas estão registados a legalidade da homossexualidade, do casamento, da idade de consentimento, da lei de identidade de género, da situação ambígua que se vive em relação à adopção e co-adopção e da existência de legislação que impeça discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género. Faltam ainda preencher, por exemplo, informações sobre a existência autorizada de terapias de conversão ou sobre o que diz o código do trabalho acerca da discriminação de pessoas LGBT com base na sua orientação sexual ou identidade de género. Este é um trabalho que pode ser efectuado pelos utilizadores registados.

Na parte inferior do mapa mundo site é possível passar em revista a evolução cronológica dos Direitos LGBT no mundo. Mais abaixo vêem-se uma série de gráficos comparativos por temas, continentes e países.

2 comentários

Comentar