Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Escócia autoriza o casamento para casais homossexuais

Parlamento Escocês adoptou, no passado dia 4 de Fevereiro, através de uma maioria esmagadora, a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Esta reforma legislativa contou com 105 votos a favor e 18 contra, tornando-se este o 17º estado do mundo a autorizar o casamento entre homossexuais.

A reforma suscitou a oposição da Igreja Católica e da Igreja Presbiteriana escocesas que consideraram a mesma “um golpe para sociedade”. Tudo isto ocorre numa altura em que a Escócia planeia a organização de um referendo sobre a sua independência.

O projecto de lei aprovado prevê que as instituições religiosas não sejam obrigadas a realizar estes casamentos nos seus templos. As primeiras uniões deverão ser anunciadas ao longo do presente ano.

No ano passado, o parlamento britânico votou leis permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra e no País de Gales. Os primeiros casamentos destas regiões devem ter lugar a 29 de Março. Do Reino Unido só fica a faltar a Irlanda do Norte que tem feito saber que não tem intenção de votar uma lei neste sentido.

 

César Monteiro