Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Faro vai ter uma marcha e um arraial LGBTI

Faro Marcha LGBTI.jpg

A APF - Algarve vai organizar a 19 de Maio a primeira Marcha e Arraial LGBTI alguma vez realizada naquela região do país.

 

A Marcha e o Arraial LGBTI vão ser realizados na Semana do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia no âmbito de um conjunto de actividades que visam dar visibilidade às problemáticas sentidas pela comunidade LGBTI e pretendem contribuir para desmistificação de preconceitos e consequentemente a discriminação que ainda subsiste na sociedade portuguesa.

Em comunicado enviado ao dezanove.pt os responsáveis da APF explicam que esta iniciativa surgiu na continuidade do trabalho em prol da promoção da defesa e igualdade de Direitos Humanos. A APF viu aprovado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)  um projecto de intervenção na área da “Promoção da Igualdade de Género e no  Combate à Discriminação com base na Orientação Sexual e Identidade de Género” elaborado em parceria com a Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano, uma associação juvenil de âmbito regional que tem como principal missão, promover o desenvolvimento pessoal, considerando a natureza multifacetada do indivíduo.

marcha e arraial lgbti faro apf algarve.jpg

Ambos os eventos LGBTI realizam-se no mesmo dia, Sábado, 19 de Maio, no período da tarde, em Faro. A  marcha pelos direitos LGBTI terá um percurso compreendido entre a Praceta do Infante (junto à escola Secundária João de Deus) e o largo da Madalena, em Faro. Neste segundo local terá lugar o Arraial LGBTI intitulado “1ª Marcha e Arraial – LGBTI, e então?”. A tarde incluirá vários momentos de animação, sensibilização e informação, tanto para a comunidade LGBTI como para a população em geral. 

A  Associação para o Planeamento da Família (APF)  é uma ONG nacional criada em 1967 que tem como principal missão “contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas livres e responsáveis na sua vida sexual e reprodutiva, incluindo a promoção da parentalidade positiva”. O ramo da ONG domiciliada em Faro tem vindo a desenvolver projectos de intervenção comunitária, estendida a toda a região, centrada na temática da prevenção do VIH/sida, junto de públicos tidos como mais vulneráveis, nomeadamente a população imigrante, trabalhadoras(es) sexuais, comunidade LGBTI, entre outros. Desde o ano de 2016, a APF Algarve também trabalha no âmbito do tráfico de aeres humanos, através da promoção de acções de formação e sensibilização para a problemática, bem como de uma equipa multidisciplinar de assistência a vítimas de tráfico de seres humanos. 

 

2 comentários

Comentar