Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg beijam-se no episódio de estreia de “Babilônia”

globo.jpg

As actrizes Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro, ambas com 85 anos, são um casal em “Babilônia”. São duas grandiosas divas da teledramatugia brasileira, que trabalham em televisão desde os anos 1950. Montenegro já ganhou inúmeros prémios nacionais e internacionais, entre eles um Emmy. Foi inclusive nomeada a um Óscar em 1999 pelo seu papel em “Central do Brasil” (1998, Walter Salles). Timberg participou em tramas como “Vale Tudo” (1988), “Mulheres de Areia” (1993), “Porto dos Milagres” (2001) ou, mais recentemente, “Amor à Vida” (2013).

“Babilônia” estreou esta segunda-feira, 16 de Março, no horário das 21h na Globo. Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. Tem como protagonistas Camila Pitanga, Glória Pires e Adriana Esteves. Um novelão à moda antiga com uma morte misteriosa, sede de vingança, a mocinha sofrida e duas vilãs do mais vil que há. O que poderá vir a ser diferente é a forma de contar esta história.

É bonito ver estas duas consagradas actrizes a contracenarem uma com a outra. Estela (Nathalia Timberg) é casada com Teresa (Fernanda Montenegro) há mais de 30 anos. Um amor maduro e bem resolvido. Logo no primeiro episódio trocam um beijo apaixonado.

Este beijo foi recebido com alguma surpresa e admiração, visto tratar-se do primeiro episódio da nova novela. O jornal Folha de S. Paulo escreve: “Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg protagonizaram um ‘beijaço’ em sua primeira cena na trama, um encontro corriqueiro em casa, em que as duas conversaram sobre o dia e se trataram como ‘amor’”. O jornal O Globo, do mesmo grupo da rede Globo, menciona: “O beija ou não beija que costuma envolver casais do mesmo sexo nas novelas nos últimos anos não teve vez em 'Babilônia', que estreou nesta segunda.” Já o jornal O Estado de S. Paulo, ou Estadão, na análise de Cristina Padiglione, refere: “Ah, sim, até para frear essa torcida do beija-não-beija, as duas já trocaram mais que um selinho nesse capítulo inicial. Também não chegou a ser ‘chupão’, só para usar aqui um termo citado por Gilberto Braga”. No Brasil Post, do grupo The Huffington Post, pode ler-se: “Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro, tascou um beijo lindo e apaixonado logo no primeiro bloco do primeiro capítulo, mostrando para a ‘família brasileira’ que o que define uma família é o amor.”

Este beijo lindo, maravilhoso e apaixonado deu que falar nas redes sociais. Desde críticas, com os comentários do costume sobre a família tradicional brasileira, a comentários bastante positivos, sobretudo por o beijo ser corriqueiro, igual ao de outro casal qualquer e por ter acontecido logo no episódio de estreia fazendo assim história. Os autores, os argumentistas, a Globo e as actrizes estão de parabéns. A cena entre as duas (a partir do minuto 1:31) e o já famoso beijo (3:27) podem ser vistos no primeiro vídeo deste link.

 

Luís Veríssimo