Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

História de Gisberta inspira curta-metragem que vai estrear no Brasil (com vídeo)

 

gis.jpg

“A Gis”, curta-metragem sobre o assassinato de Gisberta Salce Júnior, vai estrear esta sexta-feira no Rio de Janeiro no âmbito do festival Curta Cinema do Rio. Depois, irá passar, ainda este mês de Novembro pelo Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, e pelo Festival Mix Brasil, em São Paulo.

 

O filme, que assume o registo de documentário, relata, entre factos e memórias, a história da mulher transexual brasileira que vivia como imigrante em Porto, Portugal e que, há 10 anos foi assassinada por 14 crianças e adolescentes. Gis tornou-se um símbolo da luta pelos direitos das pessoas transexuais, tanto em Portugal como no Brasil.

Para quando a estreia do filme em Portugal? “Ainda não temos previsão de data para Portugal. Estamos aguardando a resposta do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, para o final deste ano. E vamos nos inscrever em outros para o ano que vem, como o Indie Lisboa. O filme acabou de ficar pronto, então estamos começando a organizar as exibições agora”, conta ao dezanove.pt o realizador Thiago Carvalhaes.

Thiago Carvalhaes é formado em Antropologia e estudante de Direcção de Documentário do curso DocNomads, que decorre entre três cidades: Lisboa, Budapeste e Bruxelas.

 

 

 

4 comentários

Comentar