Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Homossexualidade, Identidade de Género e Mulheres em Fernando Pessoa

Fernando Pessoa_NEW.png

Acaba de ser publicado em Portugal o livro "Fernando Pessoa, a homossexualidade, a identidade de género, e as mulheres". Trata-se de um trabalho de investigação organizado por Víctor Correia e realizado nos dois últimos anos, percorrendo a vasta obra de Fernando Pessoa. Neste livro estão também incluídos alguns pequenos inéditos de Fernando Pessoa, deixados de lado pelos investigadores, considerados de pouco interesse. Editado  pela Nota de Rodapé Edições o livro chega agora às livrarias portuguesas.

Este livro reúne os muitos textos em prosa e em poesia, em que Fernando Pessoa fala sobre homossexualidade, ou nos quais expressa sentimentos homoeróticos, tanto de forma explícita como implícita, e que foram publicados até hoje. Este livro apresenta também a problemática da identidade de género, expressa em alguns dos textos de Fernando Pessoa, que este associa também à homossexualidade, e o seu desdém pelas mulheres (do ponto de vista afectivo). Os temas deste livro encontram-se espalhados ao longo de grande parte da obra de Fernando Pessoa, de que apresentamos na sua íntegra os textos cujos temas são esses mesmos ou de que apresentamos excertos, tratando-se de textos em que o tema é outro, mas em que Fernando Pessoa também fala nisso. Este livro contém também alguns textos inéditos.
Victor Correia é licenciado em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É pós-graduado em Formação Educacional, também na FLUC. É mestre em Estética  e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras de da Universidade de Lisboa. É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris, França. Tem um pós-doutoramento em Filosofia Política, na Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação. Tem diversos livros e artigos publicados, em revistas nacionais e internacionais.

2 comentários

Comentar