Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Telavive é definitivamente o ponto alto de qualquer turista gay que visite Israel, mas este país tem muitíssimo mais para oferecer"

Nadav Peretz Turismo gay Israel.jpg

Nadav Peretz tem 31 anos e dá a cara por uma empresa criada há dois anos para promover o turismo gay em Israel. O sector encontra-se a crescer de ano para ano com a ajuda do passa-a-palavra e das companhias low cost que voam para Israel.

O dezanove.pt falou com o co-fundador da empresa OUTStanding Travel para perceber que razões levam gays e lésbicas a visitar este país, para além da já afamada Marcha do Orgulho LGBT, que torna Telavive a cidade mais gay do Médio Oriente todos os Verões.

 

dezanove: Porque decidiste abrir uma empresa de viagens vocacionada para o público LGBT? Qual a tua relação e experiência profissional com o mundo do turismo?

Nadav Peretz: Nasci no norte de Israel, numa pequena cidade chamada Tiberíades, e durante a minha adolescência vivi em Nova Iorque. Nesta cidade trabalhei na área de imprensa e de advocacia no Consulado de Israel, e na área de imprensa para a Delegação de Israel na ONU. Em 2008 ajudei a fundar o primeiro site israelita direcionado aos turistas gays internacionais, o GayTLVGuide.com. Para além disto, fui responsável por acolher em Israel um vasto número de membros do staff da Casa Branca e até actores de série “Queer as Folk”, como Randy Harrison. Estou, por isso, bem ligado à comunidade LGBT em Israel e tenho um vasto conhecimento sobre o que a comunidade LGBT internacional aprecia e gostaria de visitar quando vem a Israel.

O conceito da OUTstanding Travel é sustentado pela necessidade dos gays e lésbicas que viajam procurarem serviços personalizados e de qualidade quando vêm a Israel. Isto inclui “hotéis boutique”, restaurantes exclusivos, locais de interesse restritos e guias turísticos de elite. A ideia de criar a OUTstanding Travel nasceu quando estava a visitar os meus amigos na Europa e me perguntavam o que podiam visitar em Israel e não tinham a certeza de o poder fazer da melhor forma. Acolher visitantes de todas as partes do mundo é uma das minhas paixões e Israel tem um lugar muito especial no meu coração. Israel, e em especial Tel Aviv, tem sido uma plataforma fulcral para o turismo gay e, enquanto residente nesta cidade quero ajudar o mundo a descobrir isso.

 

Quais são as estimativas de crescimento do turismo gay em Israel?

A nossa visão é aumentar o número de turistas gays que chegam a Israel, não só apenas durante a semana do Orgulho LGBT, mas durante todo o ano. Esperamos que a comunidade gay possa beneficiar de toda a beleza e entusiasmo que é visitar Israel, não apenas Telavive, mas todas as cidades vizinhas. É nosso objectivo promover a igualdade e mostrar que Israel é um país extremamente gay friendly e seguro. Por último, queremos que os nossos países vizinhos também possam receber turistas gays.

 

O que podem experienciar os turistas LGBT que visitem Telavive na semana mais gay do ano?

O Pride de Telavive é uma semana inesquecível. Turistas gays com corpos bem trabalhados vindos de todas as partes do mundo juntam-se aqui para vislumbrar uma vida nocturna brilhante e vibrante, festas extraordinárias, uma Marcha do Orgulho que só estando cá é que dá para acreditar e, claro, uma infinidade de homens e mulheres israelitas belíssimos e bronzeados. A OUTstanding Travel faz com que um cliente possa celebrar a semana do Pride da forma mais perfeita possível. Procuramos os alojamentos nos melhores hotéis da cidade, fazemos reservas nos restaurantes mais badalados e garantimos as entradas nas festas mais exclusivas e fabulosas que decorrem este ano entre 7 e 14 de Junho.

tel aviv gay pride.jpg

 

As pessoas sabem que Telavive está no top quando se fala de cidades gay friendly no mundo. Mas como é a situação nas outras cidades de Israel?

Telavive é o centro da comunidade gay israelita e a cidade mais liberal do país. Os turistas gays podem sentir-se à vontade em Israel, não apenas em Telavive. Os hotéis e atracções turísticas são muito “open minded” e “friendly” com os turistas gays e ficam satisfeitos por tê-los como clientes e lhes mostrar como é o país. Muitas cidades estão a aprender com Telavive e a tornarem-se cada vez mais gay friendly. É possível encontrar centros LGBT e activismo em quase todas as cidades israelitas. As Marchas LGBT acontecem todos os anos, por altura do Verão, também noutras cidades como Jerusalém, Haifa, Eilat e Rishon Letzion. Israel está definitivamente no caminho certo quando se fala em direitos LGBT.

Outstanding Travel turismo gay Israel.jpg

Para além de Telavive, o que pode visitar um turista que visite Israel durante uma semana?

Telavive é definitivamente o ponto alto de qualquer turista gay que visite Israel, mas este país tem muitíssimo mais para oferecer.

A apenas uma hora de carro de Telavive fica Jerusalém, a cidade mais populosa e capital do país. É uma cidade que transborda locais de interesse turístico fascinantes e espectaculares. É o exemplo perfeito de como antigas atrações e a cultura contemporânea se mesclam. A romântica Cidade Velha é o lugar perfeito para aprender sobre as três religiões que aqui encontram a sua origem: Judaísmo, Cristianismo e o Islão. As nossas visitas guiadas sabem como revelar a magia desta cidade e o seu desenvolvimento histórico ao mesmo tempo que permitem atravessar a Via Dolorosa dos Passos da Paixão de Cristo ou o túmulo do Rei David. Um passeio pelo mercado do bairro árabe transforma-se na oportunidade perfeita para comprar jóias, especiarias, bugigangas ao mesmo tempo que uma pessoa absorve a cultura e as cores. Claro que uma visita a Jerusalém não fica completa sem uma refeição com a autêntica cozinha do Médio Oriente - uma das razões pelas quais a cidade também é conhecida. À noite é possível ver projectado nas paredes milenares da Torre de David a história de Jerusalém. Também o Centro Comercial Mamilla ali ao lado, não é um mero shopping. Pedra a pedra, o espaço foi reconstruído integrando estruturas históricas no meio de boutiques e restaurantes. É apenas mais um exemplo da harmonia entre a antiguidade e o modernismo que se pode encontrar nesta linda cidade.

Outro importante destino é o recentemente renovado Museu de Israel que alberga vastas colecções de arte da arqueologia até à contemporânea. O nosso itinerário distingue-se porque permite ao turista absorver quer o significado histórico desta cidade, quer locais mais modernos e recentes como este. Em suma, Jerusalém trata-se de uma cidade onde se pode encontrar o equilíbrio especial entre religião, secularidade, tradição e modernidade, ruínas do passado e luxuosas boutiques para mimar homens e mulheres e deixar quem por aqui passa memórias para toda a vida.

dead sea.jpg

Outro ponto obrigatório é o Mar Morto. Trata-se do maior SPA do mundo integrado numa paisagem natural e fica localizado no ponto mais baixo do planeta. O Mar Morto tem trazido milhares de visitantes todos os anos. Hoje tornou-se um oásis de luxo no meio de da areia colorida do deserto israelita. Aqui é possível encontrar hotéis fantásticos, spas e restaurantes. A lama tem uma altíssima percentagem de minerais e tem sido usada como base para tratamentos à pele e para inúmeros produtos de beleza. Além disto, os cientistas já provaram que, para além da lama fazer com que uma pessoa se sinta fantástica, a atmosfera tem propriedades benéficas para saúde que deixam todo o corpo mais jovem e revigorado. Por outras palavras: é o mais parecido que temos à mítica fonte da eterna juventude. A alta concentração de sal na água faz com que nadar passe a ser “flutuar” nestas águas límpidas e salgadas, e que permitem que uma pessoa absorva a beleza natural da paisagem envolvente.

Massada.jpg

Israel acaba por ser muito central e rico no que diz respeito à História. Aqui encontramos muitos fragmentos que remontam à Antiguidade. Em Qumran foram encontrados pergaminhos da Bíblia Hebraica e textos que datam do ano 408 a. C. foram encontrados em grutas juntamente com moedas da era Romana. Também aqui perto fica a famosa e deslumbrante fortaleza de Massada. Construída pelo Rei Herodes enquanto os Judeus zelotas se recusaram a submeter-se ao domínio romano no ano 70 da Era Cristã. Nenhuma visita fica completa sem uma subida a este local com uma arquitectura soberbamente preservada e que proporciona ver in loco dos vestígios desta uma civilização tão antiga e de onde se pode contemplar de uma localização privilegiada a beleza natural desta área.

Quem decidir ir mais para Sul pode desfrutar de uma zona onde é Verão quase todo o ano. É fenomenal aterrar numa como Eilat e ter a sorte de apreciar isso. Rodeada por penhascos inesperadamente coloridos e desérticos, esta cidade vocacionada para a praia desfruta de um ambiente tropical e propício ao retiro para uns dias de férias que todos desejamos. Graças à sua localização junto ao Mar Vermelho, que é conhecido pela sua biodiversidade, os mergulhadores podem encontrar aqui uma imensidão de peixes e outras formas de vida marinha. Para obter uma experiência inesquecível os turistas devem nadar com os golfinhos adoráveis de lá. Velejar, fazer parapente ou jet ski são também outras actividades a aproveitar no local. Depois de desfrutar bem do mar (e do surf) de Eilat, quem por aqui escolhe passar uns dias de férias pode experienciar uma dos nossos locais preferidos: o deserto de Neguev. Inesperadamente belo e colorido, este deserto oferece formações rochosas assombrosas, incluindo crateras gigantes e penhascos magníficos. Qualquer pessoa, seja um amante da Natureza ou não, fica boquiaberto por esta fascinante região natural.

 

A OUTstanding Travel vende pacotes de turismo à medida como luas-de-mel, ioga na Terra Santa ou a possibilidade de assistir a uma ópera em Massada, um monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial. Estes programas são boas alternativas para uma segunda ou terceira visita a Israel? E em relação a preços: estes pacotes são acessíveis a todos que visitam o país? Quanto pode custar, por exemplo, uma lua-de-mel?

Temos um vasto leque de clientes de todas as partes do mundo. Para muitos deles não é a primeira vez que visitam Israel. Este belo país pode ser pequeno em tamanho, mas é muito grande naquilo que proporciona aos turistas que nos vêm visitar. Em todas as visitas é possível descobrir novas partes do país e aprender mais sobre a história desta terra mágica. Os nossos programas são acessíveis a qualquer pessoa, incluindo heterossexuais que privilegiem uma atenção personalizada durante a sua viagem.

Desde que a legalização do casamento foi permitida em muitos países ocidentais vimos crescer a procura por viagens de luas-de-mel em Israel. No nosso website temos duas luas-de-mel que incluem uma visita a Jerusalém, Mar Morto, Eilat, Petra (Jordânia) e claro Telavive. Os preços começam nos 2500 euros.

turismo gay israel tel aviv.jpg

Este ano Telavive vai acolher eventos dirigidos ao público gay também no Inverno. Fala-se na segunda edição do Winter Pride - Winds of Passion Festival e nos Tel Aviv Water Games. De que tratam estes festivais?

Ainda não é certo que o festival Winter Pride aconteça este ano. Mas os Tel Aviv Water Games vão ser realizados aqui este ano. Centenas de atletas homossexuais de todo o mundo marcarão presença durante uma semana cheia de desporto e competição.

 

E que temperaturas pode haver nesta altura do ano em Israel?

Israel beneficia de Verões longos, quentes e secos (de Abril a Outubro) e, geralmente, de Invernos amenos (de Novembro a Março), com tempo seco e frio nas zonas montanhosas como Jerusalém ou Safed. A queda de chuva acontece com frequência no Norte e centro do país e muito raramente na zona do deserto do Neguev. Noutras regiões o tempo muda bastante: Invernos amenos junto à costa, bastante agradáveis no Vale do Rio Jordão e típicos de um deserto no Neguev.

1 comentário

Comentar