Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Petição pela criação de um Dia Nacional de Combate à Homofobia e Transfobia vai ser entregue no Parlamento

Petição Dia Nacional de Combate à Homofobia e T

A petição pela criação de um Dia Nacional de Combate à Homofobia e Transfobia lançada pelo site dezanove.pt vai ser entregue no Parlamento no próximo Domingo, dia 17 de Maio.

Recorde-se que o objectivo da petição é consagrar de forma oficial em Portugal o Dia Nacional de Combate à Homofobia e Transfobia. Em Portugal o dia já é assinalado, mas apenas de forma simbólica e na maioria por associações e colectivos de defesa dos direitos das pessoas LGBT. A criação oficial deste dia no nosso país permitiria aos vários organismos dependentes do Estado Português exercerem um papel mais activo na luta contra a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género.

Recorde-se que no texto da petição são expostas várias razões que determinam a necessidade de se sensibilizar a sociedade portuguesa para este tema. Um estudo da rede ex aequo e do ISCTE demonstra que  42 por cento dos jovens entre os 12 e os 20 anos já foram vítimas de bullying. Os dados do Eurobarómetro de 2012 revelavam que a orientação sexual, a par da deficiência, é apontada como o principal motivo para a discriminação em Portugal.

Em 2014 um inquérito levado a cabo pelo dezanove evidenciava que 81 por cento dos leitores do site de notícias e cultura LGBT está a favor da criação da data. Apenas 15 por cento não a consideram necessária. 

A petição online ainda pode ser assinada aqui:  http://www.peticaopublica.com/?pi=17Maio. A entrega da petição será feita online.