Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Porto e Lisboa: Activistas organizam beijaço de protesto no Dia dos Namorados

beijaço gay porto.jpg

O colectivo portuense Caleidoscópio LGBT está a convocar através das redes sociais um beijaço de protesto para o próximo Dia dos Namorados. Afirmar o direito a viver numa cidade sem medo e sem violência está na origem desta acção.

O protesto irá decorrer na cidade do Porto, dia 14 de Fevereiro, na Praça da República, a partir das 17 horas. A participação é livre e independente da orientação sexual ou identidade de género. O protesto e a escolha do local prende-se com o episódio, ocorrido em Dezembro último, em que um taxista agrediu uma jovem, depois de esta ter trocado um beijo com uma amiga.

A organização do evento recorda ainda a motivação transfóbica que levou à morte de Gisberta Salce Júnior na mesma cidade há nove anos atrás e o regresso da violência à cidade do Porto: “[…] quando todos acreditavam que a sociedade tinha mudado, a 8 de Dezembro de 2014, Sara Vasconcelos foi brutalmente agredida por um taxista, pela única razão de ter dado um beijo na boca a uma amiga.”

Um beijaço é um tipo de manifestação em que vários casais se beijam dentro ou diante de algum lugar em que tenha havido actos de censura ou violência geralmente relacionados com afectos entre pessoas do mesmo. O beijaço do Porto não é excepção e surge como forma de reivindicação do espaço público, de repulsa contra o preconceito e de afirmação de um grupo perante a sociedade.

Também em Lisboa está a ser organizado um beijaço a favor do amor e contra a violência, no mesmo dia, à mesma hora. O local escolhido é o Terreiro do Paço. O evento está a ser divulgado na rede social Facebook. 

 

Notícia actualizada a 12 de Fevereiro com o último parágrafo.

2 comentários

Comentar