Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Porto começa esta quarta-feira e vai ser assim (com vídeos)

filmesangueazul-4032519.jpg

O Queer Porto 1 arranca esta quarta-feira, no Teatro Municipal Rivoli, com a exibição da longa-metragem brasileira “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, no Auditório Isabel Alves Costa, às 21h30.

O filme, protagonizado por Daniel de Oliveira, teve honras de abrir este ano a secção Panorama da Berlinale e centra-se em Pedro, que aos 10 anos de idade é separado da sua irmã Raquel porque a mãe teme uma atração proibida entre irmãos. Contra a sua vontade, o rapaz é mandado embora para o continente, para trabalhar num circo itinerante. Criado numa alegre família de artistas circenses, Pedro transforma-se na lendária figura de nome “Zolah, o Homem-Bala”. Numa digressão do circo, Zolah, agora um homem bonito e sedutor, regressa à ilha mística da qual foi forçado a sair. Procurando reencontrar o seu passado, anseia pelo amor proibido da sua infância perdida. “Sangue Azul” já recebeu os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor Secundário (para Rômulo Braga) no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Na Noite de Abertura serão apresentadas as várias propostas desta primeira edição do Queer Porto e o Júri da Competição Oficial, constituído por José Capela (co-director artístico da Mala Voadora), Rui Filipe Oliveira (produtor da RTP) e Toby Ashraf (fundador do Berlin Art Film Festival).
Neste primeiro dia serão ainda exibidos no Teatro Municipal Rivoli outros dois títulos da competição oficial: “Regarding Susan Sontag”, documentário de Nancy D. Kates que é também um íntimo e eclético olhar à vida de uma das mais influentes pensadoras do século XX e um dos ícones políticos e feministas mais importantes da sua geração; e “The Night”, estreia na realização do jovem cineasta Zhou Hao, que também protagoniza e escreve o argumento desta história sobre um prostituto obcecado com o seu próprio corpo.

Este é um filme que levanta interessantes questões de performatividade de género e sexualidade e com claras citações ao universo da cultura queer.
Na Mala Voadora serão inauguradas duas instalações onde os conceitos de público e privado estão em confronto: “The End of Time”, de Akram Zaatari, e “A Spectacle of Privacy”, de Roy Dib, ambos criadores libaneses. Já na Galeria Wrong Weather estará patente a instalação The Golden Age of the American Male, de Bob Mizer.

Antes da sessão de abertura no Teatro Municipal Rivoli será oferecido um cocktail pela Absolut Vodka, com apoio da Fever-Tree. E para celebrar em grande o arranque da primeira edição do Queer Porto, tem lugar na Casa do Livro a Festa de Abertura, com música a cargo do DJ Rodrigo Affreixo. A entrada é livre.