Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

rede ex aequo mostra filmes LGBTI em Lisboa

12.º Ciclo de Cinema LGBTI da rede ex aequo.jpg

A 8, 9 e 10 de Abril a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa recebe mais um Ciclo de Cinema LGBTI da rede ex aequo. Com entrada gratuita é a oportunidade para (re)ver filmes e debater temas actuais.

Já na sua 12.ª edição, o Ciclo de Cinema LGBTI, promove não só o visionamento dos filmes, mas também o debate de “questões interessantes num espaço seguro inclusivo e num ambiente de convívio.”. Neste ciclo vai-se falar sobre VIH, homoparentalidade, questões trans na infância e pessoas intersexo. É possível que “te identifiques com alguma das personagens, e talvez conheças alguém que tenha passado pelos mesmos dramas ou experienciado as mesmas alegrias”. Leva alguém contigo e sente a magia da 7.ª arte. A entrada é gratuita e haverá convidados especiais.

 

Programação:

 

Sexta, 8 de Abril, às 21h30

Os Miúdos Estão bem.jpg

Os Miúdos Estão Bem” (“The Kids Are All Right”, 2010), de Lisa Cholodenko:

Sinopse: Nic (Annette Bening ) e Jules (Julianne Moore) formam um casal pouco ortodoxo: são lésbicas e mães de Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), ambos fruto de inseminação artificial. Apesar de pouco convencionais, os quatro formam uma família feliz e equilibrada até que os dois jovens decidem que querem conhecer o seu pai biológico. É aí que toda a dinâmica familiar se transforma. Paul (Mark Ruffalo), o pai, é um homem cheio de energia e carisma e todos parecem seduzidos pela sua presença. Mas Nic, sentindo o seu papel no seio da família em risco, entra em colisão com todos os outros...

Tomboy.jpg

Sábado, 9 de Abril, 17h30

Maria-Rapaz” (“Tomboy”, 2011), de Céline Sciamma

Sinopse: Laure (Zoé Héran) tem 10 anos e prefere o futebol às bonecas e as camisolas a vestidos. Ao mudar-se para um novo bairro Laure conhece Lisa (Jeanne Disson), que a intrepela como sendo um rapaz. Laure apresenta-se como Michael e assim começa um Verão de longas tardes ensolaradas, brincadeiras de rua e primeiros beijos.

Intersexion.jpg

Sábado, 9 de Abril, 21h30

“Intersexion” (2012), de Grant Lahood

Sinopse: Quando um bebé nasce a primeira pergunta que fazemos é se é um menino ou uma menina. E se não for nenhum dos dois? Este é o documentário que mostra alguns testemunhos de pessoas intersexo, onde os seus corpos se situam algures no espectro entre o masculino e o feminino. Como será viver num corpo assim?

O Clube de Dallas.jpg

Domingo, 10 de Abril, 17h

O Clube de Dallas” (“Dallas Buyers Club”, 2013), de Jean-Marc Vallée

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um cowboy do Texas cuja vida sofre uma reviravolta quando em 1985 lhe é diagnosticado o vírus da SIDA, com apenas 30 dias de vida. Vivem-se os primeiros dias da epidemia e os EUA estão divididos sobre como combater o vírus. Ostracizado por muitos dos amigos e sem acesso a medicamentos eficazes comparticipados pelo governo, Ron decide, com a ajuda de Rayon (Jared Leto), procurar tratamentos alternativos que consigam dar resposta ao seu estado de saúde. Uma história real sobre a luta pela dignidade e aceitação.

 

Luís Veríssimo