Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Rodrigues dos Santos diz que foi “equívoco” chamar “eleito ou eleita” a Alexandre Quintanilha

fotografia.jpg

A ILGA Portugal anunciou que pretende apresentar uma queixa ao Provedor da RTP e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra José Rodrigues dos Santos depois de o jornalista ter dito que Alexandre Quintanilha tinha sido “eleito ou eleita”. Recorde-se que o cabeça de lista do PS pelo Porto é casado com o escritor Richard Zimler. O vídeo com imagens do Telejornal desta quarta-feira tornou-se entretanto viral.

Para a associação, “é evidente a intenção do apresentador de humilhar Alexandre Quintanilha em função da sua orientação sexual, recorrendo de resto ao género como forma de humilhação”.  Entretanto, em declarações ao Observador, José Rodrigues dos Santos disse que na origem da polémica está uma série de erros, devido a uma “proposta de pivot equívoca” que o levou a confundir os protagonistas da peça sobre os novos deputados no Parlamento. As imagens colocadas na promoção da peça diziam respeito a uma deputada pensionista do Bloco, quando o apresentador falava num deputado de 70 anos. José Rodrigues dos Santos refere que pensou que “o deputado de 70 anos e a pensionista se tratavam da mesma pessoa”.

A RTP também já emitiu um esclarecimento, onde explica o “equívoco”. “Os erros são sempre de evitar mas, como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo ou em qualquer outra profissão sabe, por vezes acontecem”.

Vê aqui o vídeo do Telejornal, a partir do minuto 44 

8 comentários

Comentar