Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

10 anos a esQrever sobre notícias, cultura e opinião LGBTI+

esqrever

O blogue português esQrever, dedicado às temáticas LGBTI e de género, completou dez anos de actividade no dia 24 de Março. O projecto colaborativo conta também com o podcast “Dar Voz A esQrever”, dinamizado por Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves.

 

Passou uma década desde que o esQrever lançou a sua primeira publicação. Desde então, o site cresceu em conteúdos, linhas temática e participantes, sendo hoje um dos mais lidos sobre assuntos queer em Portugal. 

A missão do esQrever é ser uma voz activa das pessoas LGBTI+, «promovendo a diversidade e a inclusão, denunciando a homo, bi e transfobia, desconstruindo o hetero-cis-mono-sexismo, o patriarcado e a masculinidade tóxica». O site tem dado a conhecer o avanço de direitos para a comunidade no nosso país e alertando para o risco de reversão das conquistas recentes.

«E, assim, crescemos. O que inicialmente começou por ser um blogue pessoal, é hoje um site partilhado entre várias pessoas e de portas abertas a novas colaborações. Orgulhosamente, somos hoje mais Mulheres, mais Trans, mais Bi, Pan e Assexuais. Mas pretendemos uma maior diversidade, basta que tragam a vossa e juntem-se ao projecto». 

O projecto está presente em diversas redes sociais e plataformas digitais. É ainda completado por um podcast semanal, animado por Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves, em que são debatidos e comentados os temas queer mais quentes do momento.

O dezanove.pt parabeniza os criadores e a equipa do esQrever, desejando que, pelo menos, outros dez anos se cumpram.