a saber,  a ver

Salvador Sobral vence Festival da Canção (com vídeos)

Salvador Sobral com “Amar pelos Dois” é o grande vencedor do Festival RTP da Canção 2017 e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão na Ucrânia.

 

O resultado foi conhecido este Domingo num espectáculo realizado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e transmitido para todo o mundo via RTP. 

A 9 de Maio o cantor disputa a primeira semi-final da Eurovisão, em Kiev, com o objectivo de chegar à final marcada para Sábado, 13 de Maio. 

Recorde-se que a última participação de Portugal neste certame internacional aconteceu em 2015 com a prestação de Leonor Andrade e o tema “Há um mar que nos separa”. Em 2016 foi Jamala a vencedora do Festival Eurovisão com o tema “1944”.

 

Tudo sobre o Festival da Eurovisão aqui: http://dezanove.pt/tag/eurovisão

Publicidade: 

 

8 Comentários

  • Gajo do Porto

    E triste que ja haja gente nas redes sociais a desejar que as coisas corram mal so porque nao venceu a musica que queriam. Vivo fora do pais e aqui nestas situacoes toda a gente se une a apoiar o representante do pais, gostem ou nao dele. Em Portugal nao.

    Ha uns anos quando a Sabrina foi representar Portugal foi vergonhoso ver o odio que crescia em Portugal enquanto fora do pais havia muito apoio. Se fosse pelo televoto, a Sabrina teria passado a final. Teria eu escolhido aquela musica? Nao, pois nao se enquadra no que acredito que deve ir a Eurovisao, mas depois de escolhida creio que deveria ter tido apoio interno. E triste ver que foram os proprios portugueses a deitar abaixo.

    O Salvador nao seria a minha primeira opcao, mas de uma coisa estou convicto, a composicao, a letra e a interpretacao unica que ele da ao poema tem uma qualidade bem acima da media.

    Se nao for pedir muito, a RTP que faca imediatamente um videoclip decente, um video com a letra em ingles, e prepare a apresentacao em palco. O Salvador precisa urgentemente de alguem que o vista bem em Kiev, este genero de musica pede um bom fato, e a barba e o cabelo arranjados! De resto canta bem e tem uma forma de intepretar unica, o que so nos beneficia.

    Gostemos ou nao desta musica, deveriamos agora unir-nos. O representante esta escolhido e nada ha a fazer.

  • Vdf

    Não sou nem nunca fui adepto de festivais da canção mas o rol de barbaridades vindas da comunidade LGBT que vi no meu feed do Facebook levou-me a querer ouvir a canção e ver o interprete.

    A letra, a música e a voz são do melhor que ouvi em toda a minha vida.

    Quanto às barbaridades que li no Facebook, algumas vindas de activistas ligados ao BE, espanta-me que uma comunidade que tanto reclama da descriminação, do preconceito e do ódio, reaja da mesma forma com um rapaz que tem uma aparência invulgar e se exprime de forma peculiar.

  • Anónimo

    Acho que o Salvador se deve apresentar lá exactamente da mesma forma. A música não pede nada, só pede que a interpretem com humildade e autenticidade. Mascarar o moço com uma fatiota com que não se identifica é um erro.

  • Anónimo

    Tenho muita vergonha do que a comunidade gay tem dito desta canção e dele. Uma conhecida activista de esquerda disse cobras e lagartos quando devia ser a primeira a apoiar a diversidade.

  • Anónimo

    Sou emigrante e postei este vídeo no Facebook. A reacção dos colegas e amigos do país onde estou foi excepcional com muitos elogios ao cantor e à musica. A letra não percebem e ainda ficam mais emocionados quando a traduzo.
    Quando os amigos portugueses começaram a comentar foi um descalabro de tal maneira que um dos estrangeiros até comentou que com conterrãneos assim o cantor não precisa de inimigos.
    Tenho muito orgulho no meu país mas alturas como esta só me fazem ter vergonha.

  • Gajo do Porto

    Dos portugueses so tenho visto abundancia de comentarios tristes e preconceituosos, mas a verdade e que desde que o Salvador venceu o Festival da Cancao Portugal nao para nas casas de apostas e esta a tornar-se um dos favoritos, embora ainda longe da Italia, mas muito a frente da maior parte dos restantes paises.

  • Patrícia Almeida

    Opiniões são coisas pessoais.
    Comentar comentários é uma tremenda anedota.
    Discutir os gostos de cada pessoa, é uma perda de tempo.
    Com tanto bafa-fá e a título de curiosidade por tanta controvérsia, vi e ouvi o vídeo da canção vencedora, algo (festival da canção) que até nem tenho dado atenção há alguns anos.
    Sendo eu, uma pessoa com ligações ao mundo da música há mais de 28 anos e, não tendo ouvido os demais temas da edição 2017, considero esta música fantástica.
    Gosto particularmente por (finalmente) não haver os enfadonhos textos (carregados de palavras de 25 tostões e charadas) que a Rosa Lobato Faria escrevia e nos habituou durante as edições do festival nos anos 90.

    A letra é simples e a melodia suave.
    Sem o ruído cansativo e as coreografias obsoletas que ultimamente parecem ser obrigatórias, “Amar pelos dois” torna-se no meu entender, um tema digno de uma excelente votação.

    Harmonia musical, paixão na voz e uma perfeita interpretação, são essas as qualidades que se procuram numa música que vai a concurso…