a saber

30 atletas portugueses a caminho dos EuroGames em Roma

Entre os dias 11 e 13 de Julho de 2019, realiza-se em Roma, a 17ª edição dos EuroGames, o maior evento desportivo da Europa protagonizado por pessoas LGBTI. 

Este ano mais de três mil participantes competem em 17 modalidades. Pela segunda vez neste vento, estará presente uma delegação portuguesa, em grande parte ligada à associação desportiva Boys Just Wanna Have Fun Sports Club. A comitiva nacional, segundo comunicado da associação desportiva, irá contar com 30 atletas que vão competir em atletismo, futebol e natação.

Os EuroGames (Campeonato Europeu Multi-Desportivo LGBTI) nasceram após a segunda edição dos Jogos Gay Games realizados em San Francisco, em 1986. Os EuroGames começaram em pequena escala com o objectivo de apoiar os atletas LGBTI bem como promover a interacção com associações e clubes desportivos na Europa. A primeira edição dos Jogos foi realizada em Haia, em 1992. Desde então foi crescendo, envolvendo não apenas a esfera LGBTI, mas também no tecido social e civil dos países e cidades anfitriãs.Aliás, os EuroGames estão abertos a todos que desejam participar, independentemente do sexo, idade, raça, identidade de género ou orientação sexual.

O EuroGames decorrem agora pela primeira vez em Itália, promovidos pela EGLSF (Federação Europeia de Desporto Gays e Lésbicas). Os próximos EuroGames serão em Dusseldorf em 2020 e Copenhaga em 2021. Recorda aqui como foi a última participação portuguesa nos EuroGames, em Helsínquia. 

 

4 Comentários

  • Anónimo

    Nem todos os atletas portugueses estão ‘incluídos’ na comitiva organizada pela associação BJWHF Sports Club

  • Anónimo

    Na verdade a 1.ª participação da Associação BJWHF Sports Club nos Eurogames foi em 2015, em Estocolmo, com as modalidades de Natação e Corrida. Onde obtivemos 8 Medalhas em Natação (1 de 🥇; 4 de 🥈 e 3 de 🥉 Lugar).

  • Anónimo

    Está notícia remete para outra participação medalhada em 2016… Ou seja, esta não será a segunda participação da BJWHF, que não é, sozinha, a “delegação portuguesa”