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O que é que a Procter & Gamble tem na cabeça? Homofobia?

Na nova campanha publicitária da Procter & Gamble, que detém a marca de champô H&S (Head & Shoulders) pergunta-se “O que é que os homens têm na cabeça?”. “Os homens podem ter as mais variadas coisas na cabeça, caspa é que não!” é a resposta dada.

No entanto, não é bem assim. O dezanove analisou a campanha lançada no site desenhado especialmente para esta campanha e que convida os utilizadores a digitar algumas palavras sobre o que os homens poderão ter na cabeça. De imediato surgem vídeos animados.

Digitando palavras como “mulheres”, “carros”, “futebol” ou “sexo” aparecem vídeos resposta animados. No caso de tentativas mais inusitadas como “inconstitucionalissimamente” ou “anchovas” o utilizador é remetido para um vídeo com o típico erro 404 (not found). Para os curiosos da toponímia não vale a pena tentar “Freixo de Espada à Cinta” ou “Sobral do Monte Agraço” uma vez que o site apenas considera vocábulos únicos até ao máximo de 15 caracteres.

Algumas tentativas extra mostram que, além de não querer a inestética caspa na cabeça dos seus clientes, a Procter & Gamble não deseja clientes gays ou com alguma fantasia gay. Digitar “gay” faz aparecer um vídeo de uma professora com ar de mau, cana na mão e com a mensagem “Prometo não escrever mais esta palavra”. Se tentarmos “homens” surgem logo duas jovens que parecem acabadas de sair do banho dizendo, embora de forma pouco sincronizada, que “não” com os indicadores.

A Procter & Gamble pede aos utilizadores que partilhem a experiência no Facebook e no Twitter e que solicitem amostras grátis pois se usam H&S acaba-se “já com o incómodo da caspa…”

 

 

Paulo Monteiro

 

 

16 Comentários

  • Pedro

    Wow, valente mau gosto. Seja o que for que a P&G tinha na cabeça, pode deixar de contar comigo como cliente.

  • Daniel

    acho muito bem que este tipo de comportamento em marketing de produtos seja denunciado e que os consumidores gay ou conscientes de um conceito de igaldade de tratamento boicotem estes produtos e reclamem junto da marca! A Tv Portuguesa ainda tem um longo caminho a percorrer assim como outros media!

  • nUno

    É uma boa ideia, mas vais deixar de comprar H&S… e Duracell, Braun, Ariel, Oral B, Gillette, Fairy, Pringles, etc.

    Esta empresa desenvolveu a culto da marca que raramente ouves falar do nome da empresa: os produtos que ela detém ou foram criados por ela ou adquiridos pela compra de outras empresas.

  • nUno

    “pedofilia” não é assim tão má… 🙂
    “incesto” também não…

    Por outro lado, “c*na” “pach*ch*” não é para escrever…
    nem mesmo “vagina”!
    Ou seja os homens podem ter as mulheres na cabeça, mas não é para sexo…
    Não, espera! “Sexo” podem ter na cabeça, mas “vagina” não!!!!!
    Deixa cá ver… “ânus”… NÃO!!!!!!
    E “beijo”? Sim…
    Hum para eles, sexo só deve ser “vanilla sex”…

    É uma pura má campanha de marketing.

    (que não merece ser atacada, sob pena de ganhar INJUSTA fama)

  • Anónimo

    Boas, mas k fraco director de markting, a vossa publicidade deve estar focada nos k não se tratam nem se cuidam, é o k eu observo.
    O melhor será descobrirem e focarem um produto de lendeas, talvez se safem.

  • Pedro

    O boicote total é impossível, sim, mas já é suficiente estar alerta. Da próxima vez que estiver a fazer uma escolha no supermercado, este tipo de campanha vai pesar a favor de outra marca qualquer.

  • nUno

    Acho que a escolha de palavras para terem respostas visuais foi limitada e as “censuradas” foi as que podiam demonstrar “má índole”… (ver “Wanda Sykes Says Don’t Say “That’s So Gay” no YouTube)

    E não sei se repararam, mas escrever “gay” agora já não leva repreensão… 😉

  • Rui Silva

    Alguém sabe onde posso encontrar à venda produtos desta marca? 🙂 achei genial… lol

  • Filipe Ribeiro

    A campanha está muito boa, em Espanha está no ar há mais de um mês.

    O facto de a associação das palavras estar a ser alterada reflecte a preocupação e a atenção da marca.

  • Mike

    Excelente campanha. Devia haver mais como esta. Estão-se a perder os valores da sociedade.

  • Felipe de Bourbon

    Olá Filipe que já sabias da campanha em Espanha há mais de um mês,

    E agora que a campanha foi suspensa? Continua a ser “muito boa”?

    Para a próxima “escribe que vienes del marquetingue en castellano, hombre” assim disfarças mais 🙂

  • João Serrano

    Não sei se o site foi ou não alterado, no entanto onde é que estão a fazer a pesquisa que vos dá esse resultado?

  • atm

    bom, posso estar enganado, mas ñ creio que use qualquer desses produtos… os ditos de marca “branca” têm por vezes maior qualidade, custam mais baratos e nem sequer desenvolvem este tipo de campanhas duvidosas… não há soluções simples, mas muitas multinacionais merecem um severo boicote!