Não Categorizado

“Vampires in Space”: Pedro Neves Marques representa Portugal na Bienal de Artes de Veneza com obra queer

Pedro Neves Marques, artista visual, escritor e realizador é o representante de Portugal na Bienal de Veneza com “Vampires in Space”, uma obra assumidamente queer. 

 

“Vampires in Space” é uma narrativa fílmica, poética e escultória que conta com questionamentos de género, transgénero, não-binariedade, idade e de família nuclear, mas também sobre o papel da ficção no nosso dia-a-dia: como é que nos vemos na vida.

Este projecto queer apresentado pela dupla de curadores João Mourão e Luís Silva, irá representar Portugal entre 23 de Abril e 27 Novembro de 2022 sob o tema “The Milk of Dreams”, com curadoria da italiana Cecilia Alemani.

Esta instalação narrativa, transformará o segundo piso do Palazzo Franchetti, nas margens do Grande Canal de Veneza, através de um conjunto de filmes, poemas e cenografia numa inesperada nave espacial habitada por vampiros.

 

A participação de Portugal em Veneza tem estado debaixo de críticas depois do curador Bruno Leitão ter ficado em segundo lugar, com o projecto A Ferida, da artista Grada Kilomba, reconhecida escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar portuguesa com trabalhos sobre o exame da memória, trauma, género, racismo e pós-colonialismo.

 

Rita de Oliveira