O Orgulho em Guimarães celebra-se daqui a 6 dias: a 28 de Setembro pelas 15h00 com concentração na Plataforma das Artes, em Guimarães. A COMOG, Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho de Guimarães, anunciou hoje a data escolhida e convida todas as pessoas, associações e movimentos e partidos que defendam a liberdade e os direitos humanos a juntarem-se a esta “importante manifestação humana e social contra o retrocesso”.
Este ano, o mote escolhido é: “Direito a ser e a viver com dignidade e respeito”. Direito a Ser porque reivindicamos a reintegração do guia “Direito a ser” nas escolas para que respeitem todas as identidades.
Direito a viver, porque reivindicamos a restituição dos conteúdos de sexualidade à disciplina de Cidadania, contribuindo assim para o aumento de informação e prevenção contra violência para com jovens e pessoas LGBTQIA+.
E, “Direito a viver com dignidade e respeito”, porque reivindicamos o direito a viver sem insultos, por isso, apoiamos a Iniciativa Legislativa Cidadã do Grupo de Acção Conjunta e vamos recolher assinaturas para criminalizar todas as práticas discriminatórias sendo elas machistas, racistas, capacitismo ou LGBTQIA+fóbicas.
Em Guimarães, os LGBTQIA+fóbicos classificam as pessoas de identidade, expressão ou sexualidade não normativa de: “bizarras”, “coisas”, etc., o que, para além de insultos, constitui discurso de ódio e traduz-se em episódios de violência verbal, psicológica e até mesmo física. Recordamos que no ano passado insultaram e apedrejaram a nossa Marcha. Assim, este ano marcharemos de novo, com orgulho de sermos quem somos e reclamando o “Direito a ser e a viver com dignidade e respeito”.
A seguir à marcha decorre um Arraial.
Recorda todas as restantes Marchas do Orgulho do ano aqui.


