Foi inaugurada há menos de dois anos e é o único espaço do género em Lisboa. O dezanove.pt entrevista a responsável pela SaunApolo 56, a primeira sauna mista da capital.
dezanove: Quem não conheça a sauna não terá ideia do que é. Pode explicar-nos melhor qual o conceito do espaço?
Kiki Pais de Sousa: A SaunApolo 56 é um espaço misto, aberto a gays, lésbicas, bissexuais, trans, swingers e heterossexuais – que sejam gay friendly e liberais.
Porque é que decidiu avançar com a criação deste espaço?
Porque Portugal necessitava de uma sauna mista que as pessoas, independentemente do sexo e da orientação sexual, pudessem frequentar.
Que outro tipo de serviços é que oferecem aos clientes?
Temos serviço de massagem realizadas por profissionais diplomados, assim como tratamentos de estética por especialistas.
Os portugueses têm uma mente aberta para um espaço com estas características?
Sim, existem muitas pessoas que viajam para outros países para frequentarem estabelecimentos do mesmo tipo.

Por que optaram por ter preços mais altos que as saunas gay de Lisboa?
A SaunApolo 56 não é uma sauna gay, mas mista com um ambiente muito seleccionado e higiene irrepreensível. O espaço está em constante mudança e temos uma boa qualidade dos serviços prestados.
Como é que assegura que exista um bom ambiente na sauna por ser mista?
Existem regras que têm de ser cumpridas pelos clientes e estamos sempre vigilantes. Se não cumprirem serão obrigados a sair e ficam proibidos de entrar novamente na sauna. Reservamos o direito de admissão. O principal objectivo é promover o respeito pela diversidade entre todos os clientes.
Acha que em geral os sítios LGBT e hetero friendly de Lisboa se sabem promover no conjunto, principalmente para captarem turistas estrangeiros?
Existem algumas tentativas nesse sentido, mas ainda teremos um longo caminho a percorrer. Deveríamos ser mais unidos, estabelecer parcerias , ainda para mais na actual conjuntura sócio-económica, que é de recessão.
6 Comentários
Daniela Sousa
Parabéns!! Conheço esta sauna e tenho de dar os meus sinceros parabéns porque além das massagens maravilhosas que proporcionam o ambiente é super controlado e sinto-me super confortável.
Obrigada à Kiki e ao Marco!
Beijoquitas da vossa amiga,
Daniela
Antonio Gil
Já frequentei a sauna Apolo 56, mas quando lá vou só encontro homens. Assim, entro, faço um bocado de sauna, que alterno com um duche e repito passado algum tempo. Tomo uma água com gás. Volto a repetr o mesmo ritual, finalisando com uma massagem (a qual deveria ser sensual – julgo q não teriam dificuldades em recrutar massagistas para este fim.
Também deveriam informar as horas que as senhoras são mais assiduas na sua frequência. Tudo é um bocado sigiloso, semenender porquê!!!!???
sensualdesejo
boas, sou cliente gosto muito do espaço, é muito higiénico, mas se a proprietária realmente quer promover o espaço como misto tem que ter promoções mais fortes para casais e senhoras, pois os gays e héteros vão sempre isto está garantido mas casais e senhoras só mesmo se houver incentivo e só assim será de facto uma sauna mista.
hugo
Olá Daniela.
Parabéns por frequentar este espaço pois também já o frequentei cerca de 3/4 vezes no entanto se me permite gostaria de saber quando costuma lá ir pois quando vou somente encontro a sauna ou vazia ou somente com 2/3 homens. Gostaria sim de poder conhecê-la e conversarmos um pouco no local.
Sabe a que dias é que este sítio tem um público mais diversificado?
Aguardo novidades suas.
Obrigado
Anónimo
meu amor, a menina tb não encontra gays nem trans em saunas de hetero pois não existe incentivo. porque se queixa?
Amigo
É bem interessante e gosto de ambientes assim, porque o homem bissexual me parece ser mais cativante! Aqui em Floripa/SC (Brasil) nos anos 80/90 teve uma sauna que oferecia massagens também: recebia massagens do massagista e no dia em que fazia sauna, cheguei a fazer amizade com outro frequentador e, chegamos até a nos relacionar! Bons tempos!