a saber,  praia 19

Praia 19 entre as 11 melhores do mundo



O jornal online Gay Star News escolheu a Praia 19, na Costa da Caparica, como uma das 11 melhores do mundo para o turismo LGBT. A praia nudista portuguesa é comparada por aquele jornal britânico a conhecidos destinos como a Fire Island, em Nova Iorque ou a Bondi beach, em Sydney.

O artigo descreve-a como sendo uma das praias mais extensas da Europa, com variada oferta em restauração e internet gratuita. A actividade sexual na área é mencionada, mas logo desvalorizada, em função de um lugar ao sol e de um merecido mergulho no Atlântico. O jornal remete por engano para uma foto da praia do Tamariz, em Cascais, razão pela qual se possa acreditar que a referida “variada” oferta em restauração e internet livre pertença, de facto, àquela praia da Linha…

O artigo termina mencionando, ainda que de forma incompleta, o meio e horários para chegar de transportes públicos à praia 19. Já num outro website, gaysurfers.net, esta informação é bastante mais detalhada, incluindo opções de viagem em cacilheiro, comboio e diferentes autocarros e até tempos de viagem estimados.

 

E onde ficam as restantes 10 praias recomendadas?

– Playa Manuel Antonio, na Costa Rica

– Hilton Beach, Tel Aviv, Israel

– Cap d’Agde, Montpellier, França

– Fire Island, Nova Iorque, Estados Unidos da América

– Herring Cove, Provincetown, Massachussets, Estados Unidos da América

– Mar bella, Barcelona, Espanha

– Bondi Beach, Sydney, Austrália

– Playa de los Muertos, Puerto Vallarta, México,

– Sandy Bay, Cape Town, África do Sul

– Praia da Galheta, Florianópolis, Brasil

A inclusão da Praia 19 nesta lista exclusiva é de especial importância turística, uma vez que o Gay Star News é seguido em todo o mundo por cerca de 1 milhão e meio de internautas. O jornal foi criado em Londres em 2011 e tem como anunciantes empresas como a Lufthansa, a Hertz e a Microsoft.

 

Turismo LGBT: Big Bucks

Segundo fontes oficiais, Portugal viu crescer as suas receitas turísticas em 644 milhões de Euros de 2012 para 2013, com o turista inglês a encabeçar as dormidas: cerca de 7 milhões de súbditos de Isabel II preferiram o nosso país, 28% ficando na região de Lisboa.

Ainda que seja difícil quantificar a proporção de turistas LGBT que visita o nosso país, há estudos internacionais que nos dão um indicador da importância deste segmento. Na edição de 2013 de um estudo gerido pela empresa de estatística de mercado Community Marketing Inc. (CMI), – previamente citado pela revista Forbes –  foram entrevistados 100.000 gays e lésbicas americanos sobre os seus hábitos de turismo. A CMI estima que a comunidade LGBT americana tenha gasto 70 mil milhões de dólares, só no seu país. Os resultados do estudo da amostra são surpreendentes:

– Viajaram em média sete vezes por ano: quatro em diversão e três a trabalho.

– A faixa etária masculina dos 45-64 anos prefere viajar em cruzeiros. Carnival Cruise Line, Royal Caribbean and Holland America são as empresas preferidas. Destas, apenas a Holland America passa por Portugal: Portimão, Lisboa e Leixões.

– a maioria prefere ficar em hotéis com boa relação qualidade-preço, desde que tenham internet gratuita. Os homens tendem a gostar de hotéis com uma estética mais moderna.

– O que os motiva a viajar? Relaxar e descansar são verbos usados tanto por homens como mulheres. Os substantivos romance e natureza são usados mais por mulheres. Os homens gay e bissexuais procuram locais temáticos.

– Quantos mais velho o homem, mais provável é ficar hospedado em alojamento LGBT.

– Gostam de planear as suas viagens, e tendem a incluir eventos do Orgulho Gay (Prides). Eventos Bear começam a ganhar notoriedade entre os homens, enquanto que as mulheres não procuram um tipo de evento em particular.

 


This photo of LisbonBeach is courtesy of TripAdvisor

 

E Portugal? O que pode ganhar com o turismo LGBT?

Os números do turismo em Portugal aumentam todos os anos, ora motivados pela oferta turística sol e mar, ora pelas viagens city breaks – por exemplo, a Ryanair começou a voar para Lisboa em Abril – , ou ainda por novas rotas, como os cruzeiros no Douro.

Vários relatórios recentes posicionam Portugal no topo dos países com maior aceitação e/ou protecção de pessoas LGBT, a par do Reino Unido, Espanha e países nórdicos. Em suma, os números mostram que não só os turistas gay, lésbicas ou transexuais não têm nada a temer em vir a Portugal, como o nosso país tem a capacidade de os receber muito bem.

Enquanto isto a Praia 19 lá continua: virgem, excitante e isolada – a meros três transportes públicos de Lisboa, mas a ainda mais anos luz do Tamariz.

 

5 Comentários

  • Filipe

    Só vejo um problema na Praia 19, a temperatura média da água do mar, muito abaixo das temperaturas das praias do Mediterrâneo.

    No entanto temos em Portugal uma praia muito conhecida entre o público gay com águas quentes, a praia de Cacela Velha. Quem conhece sabe que as temperaturas da água do mar entre Julho e Setembro podem mesmo ultrapassar os 25ºC em dias de ondulação de sueste.

    Importa não esquecer as praias gay do Algarve, uma vez que se trata do principal destino português de sol e mar.

    De resto, é de louvar que haja o reconhecimento internacional da praia 19, uma vez que em Portugal nada se faz pela divulgação do turismo LGBT. Nisso estamos a anos-luz de Espanha ou de Israel.

    Deixo então o meu top de praias gay em Portugal:

    1) Praia 19
    2) Praia de Cacela Velha (perto da fronteira, muito público espanhol)
    3) Praia Grande/Salgados (perto da lagoa dos Salgados)
    4) Praia do Homem Nu/ Barril (perto da área naturista)

    Há muitas mais mas estas são sem dúvida as melhores.

    Estive recentemente numa praia ligada à comunidade LGBT, Nueva Umbria, perto de Lepe, e também gostei.

    Por fim, sublinho que as praias gay são acima de tudo pontos de encontro e de convívio para a comunidade e não locais de cruising, embora esta prática exista em algumas. Em Espanha, os gays vão a estas praias para conviver com os amigos ou para namorar. A larga maioria dos gays não as frequenta para cruising.

  • Filipe

    Aqui fica informação mais detalhada. Sobre a praia 19 não escreverei, pois creio que há muita informação acessível na internet.

    1) Praia de Cacela Velha.

    Trata-se de uma península arenosa na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa. O acesso é feito a pé, a partir do parque de estacionamento poente da praia da Manta Rota.

    Infra-estruturas de apoio: o parque de estacionamento poente da Manta Rota tem vários chuveiros. Na Manta Rota há diversos cafés e restaurantes.

    Estacionamento: o parque é pago mas nas urbanizações vizinhas costuma haver estacionamento.

    Acesso: a partir do parque poente da Manta Rota, caminhar cerca de 10 minutos para poente, até ao início da Ria Formosa. A zona gay ocupa toda a península até à barra em frente a Cacela Velha.

    Frequência: essencialmente entre Julho e Setembro, especialmente aos fins-de-semana. Maioritariamente andaluzes e turistas portugueses. É a praia gay mais frequentada do Algarve.

    2) Praia do Homem Nu

    Situa-se na extremidade poente da zona naturista oficial da Praia do Barril. O acesso é difícil mas mesmo assim continua a manter-se alguma frequência. É popular entre os gays há várias décadas, mas menos frequentada que a praia de Cacela Velha. O naturismo é legal.

    Acesso: estacionar no aldeamento Pedras D’El Rei. Depois é necessário atravessar a ponte sobre a Ria Formosa. Depois de se atingir a praia, caminhar para poente cerca de 1000 metros. A zona gay é fácil de distinguir. Entre o aldeamento e a praia são mais de 20 minutos de caminhada. No Barril, a 1000 m. da zona naturista, há bar e WCs. Existe um comboio durante todo o Verão a atravessar a ria: poupa a caminhada aos mais preguiçosos!

    3) Praia de Nueva Umbria

    Esta praia, apesar de ser muito bonita e famosa entre os gays de Huelva e Sevilha, é de difícil acesso, pelo que se recomenda apenas para quem conhece a zona. Para além disso a estrada de acesso está neste momento em mau estado, e o estacionamento pode ser complicado em dias mais concorridos. Mas se se quiserem aventurar, fica aqui a descrição.

    A meio caminho entre a cidade de Lepe e o aldeamento Islantilla, um pouco a Sul de El Terrón, virar para Sul. A praia chama-se Nueva Umbria ou El Terrón, e fica numa reserva natural. O naturismo é tolerado nas zonas mais isoladas. A estrada entre El Terrón e a praia está asfaltada mas em mau estado. Perto da fronteira, a menos de 30 minutos da ponte sobre o Guadiana. Não há nenhuma infra-estrutura de apoio nas redondezas: praia cem por cento selvagem. Muito frequentada por algarvios que não querem «ser vistos» em praias gay portuguesas!

    4) Praia Grande

    Ocupa o espaço entre a Lagoa dos Salgados e Armação de Pêra. Na estrada entre a urbanização dos Salgados e Pêra virar à esquerda. Estacionamento de terra batida. O naturismo é tolerado. Não há infra-estruturas de apoio. Ameaçada pela urbanização dos terrenos a Norte. (Não vou a esta praia há vários anos, pelo que esta informação poderá não estar actualizada). É a praia gay mais popular do barlavento algarvio.

  • Filipe

    Em suma, a praia com melhores condições é a de Cacela Velha, pois fica a poucos minutos da Manta Rota, onde existem bares, restaurantes, chuveiros, balneários… contudo o estacionamento da praia é pago, embora haja uma urbanização perto da praia onde costuma haver lugares mesmo em Agosto.

  • TP

    Um dos meios de transporte mais rústicos de acesso à Praia 19 é o Transpraria um comboio turístico que liga a praia da Costa da Caparica à Fonte da Telha desde 1960, num trajecto de cerca de 9 kmts à beira do Atlântico num percurso que compreende 4 estações e 15 apeadeiros, tendo sido o primeiro acesso a algumas praias mais remotas para os inúmeros banhistas da altura e que hoje é ocupado por turistas e românticos que continuam a gostar de sentir o vento nos cabelos, o ranger dos bancos de madeira, de observar a arriba fóssil da Arrábida ou sentir a emoção de cruzar as dunas e ter o privilégio de ver o mar de uma perspectiva única.
    Visite-o em http://www.transpraia.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *