Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A nova temporada do Teatro Nacional D. Maria II abre com “Casa  Portuguesa” de Pedro Penim

 casa portuguesa teatro

Casa Portuguesa, o primeiro espectáculo de Pedro Penim enquanto Director Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, marca o início da nova temporada da casa do teatro português  no próximo dia 22 de Setembro.  

Neste espectáculo com nome homónimo de um dos mais célebres fados da história do regime ditatorial português, Pedro Penim conta a história (ficcional) de um ex-soldado da Guerra Colonial que, dialogando com os seus fantasmas, se vê confrontado com a decadência e a  transformação do ideal de casa, de família, de país e do cânone da figura paterna. Um retrato  do que foi, do que é e do que poderá ser (ou não ser) a célula familiar patriarcal por  excelência, a casa, tendo como pano de fundo os acontecimentos recentes da nossa  democracia e revisitando a mais dolorosa das feridas abertas da nossa história, o Estado Novo. 

Com interpretações de Carla Maciel, João Lagarto e Sandro Feliciano, bem como a  participação especial das Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador), Casa Portuguesa,  trabalho que resulta da conjugação do fado, do diário de guerra (Joaquim Penim) e ensaio filosófico (Emanuele Coccia), mostra-nos o espaço onde injustiças, opressões e  desigualdades foram escondidas e reproduzidas durante séculos.  

Em cena na Sala Garrett entre 22 de Setembro e 16 de Outubro, estando prevista uma sessão  com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e conversa com os artistas no dia 25 de Setembro, e uma sessão com áudio-descrição a 9 de Outubro. 

 

Daniel Santos Morais 

Foto:  Ensaios - Filipe Ferreira