Afrontosas é o novo colectivo da negritude queer da diáspora em Portugal
O colectivo Afrontosas é uma Associação cultural que nasceu da ligação de pessoas negras, queer, conectadas ao mundo da educação e da arte. Esta associação vem, assim, colmatar a lacuna de falta de representatividade e trazer para a mesa temas como a importância da negritude queer da diáspora em Portugal, bem como outros movimentos migratórios.
Composta por Antonyo Amolou (artista performativo e mestre em arte, com foco em metodologia do ensino de dança afro-brasileira), Didi (artista visual/transdisciplinar, DJ e investigadore académico) e Rod (sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico), o coletivo tem como um dos objetivos promover, divulgar e fomentar a produção artística e educacional de artistas negres.
O colectivo actua em cinco áreas: Arte e Pesquisa, Acolhimento e Ancestralidade, Consultoria e Ensino, Cultura e Celebração e Lifestyle e Fashion Design. Para além de podermos encontrar o colectivo na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, amanhã dia 17, prometem trazer-nos mais algumas surpresas para 2023.
Segue o Afrontosas no Instagram!
Maria Raposo