Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Amplexo, o fado como ainda não o viste (com vídeo)

Screenshot_20210518-232804.jpg

“Amplexo” é o nome do single de Inês de Vasconcellos, que ficou disponível no Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.

 

O dia para lançamento do single e do videoclip parece não ter sido escolhido ao acaso, uma vez que retrata a história de duas mulheres que vivem um relacionamento homoafectivo e todo o sofrimento subjacente ao processo de coming out. 

“Era tão bom contar-lhes tudo

Explodir no mundo estas granadas

Já chega deste grito mudo

De passearmos afastadas “

Este single dá nome ao disco de estreia da fadista que estará disponível dia 21 de Maio. Produzido por Ricardo Cruz (responsável pela produção de muitos álbuns de bastante sucesso nas carreiras de António Zambujo, Ana Moura ou Cristina Branco) e editado pela Museu do Fado Discos, este álbum conta com onze temas originais, que segundo a Fado World são “de uma riqueza lírica e musical pouco comum”. Em “Amplexo”, Inês de Vasconcellos dá voz às palavras de autores como Vasco Graça Moura, Maria do Rosário Pedreira, Capicua e Fernando Pinto do Amaral e composições de artistas como Mário Pacheco, Tiago Machado, Ricardo Cruz e Edu Mundo. Edu Mundo que é o responsável pela letra e música do single Amplexo.

Segundo a Fado World, Inês de Vasconcellos é “sem dúvida uma artista que rompe barreiras e quebra tabus” e uma das mais talentosas intérpretes do fado, sendo que neste disco de estreia nos “transporta para o que há de mais etéreo e estético na música, sem perder o contacto com as raízes mais profundas do Fado.”

O trabalho apresentado pela fadista é, sem dúvida, um importante passo no sentido da representatividade LGBTI no mundo da música.

 

Sara Lemos