Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ampliando Famílias, guias para famílias e intervenção LGBTI+

IMG_20211027_084609.jpg

Em Outubro de 2019, a AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género viu o projecto “Ampliando Famílias” ser aprovado. Este é um projecto financiado pelo POISE e tem a duração de praticamente dois anos - iniciou em Dezembro de 2019 e terá o seu término no final do presente ano. 

 

Partindo de elementos recolhidos em grupos focais, o objectivo era o de conceber e produzir guias validados cientificamente, para famílias de pessoas LGB, famílias de pessoas trans, assim como para intervenção escolar e comunitária no âmbito das temáticas LGBTI+. Assim, os guias agora construídos dão voz às necessidades de quem passa pelas situações e respostas às questões de quem trabalha no terreno. Esses materiais informativos pretendem capacitar o público-alvo, enquanto mediador activo no combate à discriminação. O combate à discriminação e a todas as formas de violência contra pessoas LGBT que é, aliás, a principal razão para a elaboração dos mesmos. 

O projecto, sob a coordenação técnica de Ana Silva e consultoria científica de Sandra Saleiro, encontra-se, neste momento, em fase de divulgação. Por isso, vários têm sido os momentos em que Ana Silva tem apresentado e partilhado o trabalho elaborado, nomeadamente na Câmara Municipal de Almada, no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, bem como no programa Para Lá do Arco-Íris com Hélder Bártolo.

No sentido de uma maior divulgação dos guias criados, a AMPLOS encontra-se disponível para os apresentar nas instituições e escolas que demonstrem o seu interesse, para isso basta entrar em contacto com a associação. 

Fundada em 2009, a AMPLOS é a única organização de pais de LGBTI em Portugal. É uma organização de base composta por pais, familiares de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, empenhada na luta pela igualdade e aceitação social das pessoas LGBTI através de três eixos fundamentais: apoio, educação e influência na criação de nova legislação e desenho de políticas públicas.

 

Sara Lemos